Os rolamentos de roda são componentes que evoluíram nos últimos anos. As últimas inovações a chegar ao mercado contribuíram para a melhoria do seu rendimento e para facilitar a sua instalação. Atualmente, no mercado há diversas gerações de rolamentos de roda, mas o seu princípio de funcionamento é sempre o mesmo. Neste post, mostramos-lhe os diferentes tipos de rolamentos de roda de acordo com o seu elemento rolante.
E antes de continuar, não se esqueça de subscrever ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhuma das nossas publicações e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos lá ver o post.
Tal como comentámos, a construção de todos os rolamentos é similar. Estão constituídos por anéis de rolamento com pistas integradas. Os elementos rolantes encontram-se entre os anéis, que rolam nas pistas. As esferas, rolos cilíndricos, rolos de agulhas, rolos de barril e rolos cónicos são utilizados como elementos rolantes. Uma gaiola garante que os elementos rolantes permanecem na respetiva posição.
Tipos de rolamentos de rolos
Cada tipo de rolamento de rolos tem propriedades características que fazem com que seja ideal para aplicações específicas. No entanto, é complicado definir regras gerais quando se trata de escolher o tipo de rolamento, uma vez que há quase sempre vários fatores que têm de ser considerados e comparados entre si. Por exemplo, além do tipo de forças exercidas, também é necessário ter em consideração a velocidade, a temperatura, a lubrificação, as vibrações, a instalação e a manutenção.
Na próxima imagem pode ver os desenhos básicos de diferentes tipos de rolamentos. O nome do tipo de desenho baseia-se na forma e, se aplicável, na posição dos elementos rolantes.

Tal como pode ver na imagem acima, neste tipo de rolamentos, o elemento rolante tem o contorno de um rolo, que pode adotar três variantes de acordo com a sua forma: cilíndrica, cónica ou de um barril.
A principal vantagem dos rolamentos de rolos é a sua capacidade para enfrentar cargas elevadas, graças à grande superfície de contacto dos elementos rolantes nas pistas do rolamento. Esta característica limita a sua aplicação para altas velocidades de rotação, devido a essa grande superfície de contacto também gerar temperaturas superiores.

Tipos de rolamentos de esferas
Como o seu próprio nome indica, neste tipo de rolamento, os elementos rolantes são as esferas. As diferentes tipologias distinguem-se pela sua posição e pela configuração da faixa de rolamento. Na imagem acima, podemos ver a secção dos rolamentos de esferas mais comuns.
Em qualquer caso, as vantagens deste tipo de rolamentos passam pela sua baixa superfície de contacto, que os torna adequados para altas velocidades de rotação. A principal desvantagem dos rolamentos de esferas é a elevada pressão a que estão sujeitos, precisamente devido à carga estar concentrada numa parte mínima de cada esfera.

Rolamentos de agulhas
Os rolamentos de agulhas apresentam um elemento rolante cilíndrico que se destaca pelo seu diâmetro reduzido. São ideais para as aplicações em que existe um espaço radial limitado. Apesar da sua secção limitada, têm uma grande capacidade de carga.