Tal como já explicámos noutros posts do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, no mercado pode encontrar diferentes tipos de rolamentos de roda. Neste caso, vamos rever os procedimentos gerais que deve seguir aquando da instalação de um rolamento de roda, com a distinção das três gerações habituais.
E antes de começar, incentivamos-lhe a subscrever-se ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhum dos nossos posts e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos começar.
Rolamentos de geração 1, conselhos de montagem
Os rolamentos de roda da Geração 1 não têm falange. Na maioria dos casos, estão montados na manga de eixo quando são utilizados no eixo dianteiro, onde o anel exterior está alojado na sede da manga de eixo. Isto deveria ser verificado primeiro, antes da instalação do novo rolamento. É importante ter em consideração o padrão de desgaste. Se detetar amplas zonas escuras no anel exterior do rolamento, isso pode indicar que ficou com uma forma oval. Se for esse o caso, realize uma inspeção visual à manga de eixo e confirme que não sofreu qualquer deformação; lembre-se que o rolamento deve apresentar uma forma completamente redonda. Se tiver dúvidas, deveria substituir a manga de eixo completa, uma vez que, caso contrário, o anel exterior já não estará bem fixo durante a condução e podem ser provocados danos na suspensão do eixo.
Caso se trate de um rolamento de roda com ABS, não se esqueça de verificar o codificador multipolar antes da instalação. Não se esqueça que o lado que tem o codificador incorporado deve estar virado para dentro. Caso contrário, o rolamento pode sofrer danos.
Procedimento de montagem
Normalmente, o rolamento é introduzido com pressão através do anel do rolamento, na maioria dos casos, o anel exterior. Neste sentido, são utilizadas as respetivas peças de pressão.

Importante: não se esqueça que, com a introdução do cubo da roda com pressão, o anel interior deve ser suportado com uma peça de pressão adequada para não provocar danos.

Conselhos importantes:
cumpra o binário de aperto especificado pelo fabricante para ajustar corretamente a folga do rolamento. O anel de segurança deve ser instalado com a abertura virada para baixo para favorecer a evacuação da humidade. Antes de ser instalado, deve verificar o estado da sede do rolamento na manga de eixo e certificar-se de que não possui sujidade. Em qualquer caso, utilize todos os acessórios incluídos, são peças sujeitas a desgaste que não devem ser reutilizadas.
Rolamentos de geração 2, conselhos de montagem

Dentro dos rolamentos de geração 2, podem ser encontradas diferentes variantes. Nos rolamentos de roda da Geração 2D (ver imagem acima), o anel exterior age como falange de montagem. Neste caso, apenas é preciso apertar bem este anel, de acordo com as especificações do fabricante do veículo.

Em relação aos rolamentos de roda da Geração 2.1 (ver imagem acima), estes têm cubo da roda e anel interior giratório, sendo que o rolamento de roda apenas deve ser introduzido com pressão no anel exterior. No entanto, para aceder ao anel exterior, são necessárias ferramentas especiais (p. ex. grampos, ver a imagem abaixo). Estas ferramentas especiais permitem a introdução do rolamento com pressão na sede do rolamento na manga de eixo ao utilizar o anel exterior. Para desenhos com um anel de retenção (como o exibido), o anel exterior possui uma fixação adicional, uma vez que se pode encaixar de forma segura na ranhura da manga de eixo.

Importante: tenha em consideração que o rolamento nunca deve ser introduzido com pressão através do cubo da roda sem grampos. Caso contrário, o rolamento poderia ser danificado durante a instalação. A utilização de grampos garante que o anel de retenção está totalmente encaixado na ranhura da manga de eixo. Caso os grampos não sejam utilizados, o rolamento poderia soltar-se da sede do rolamento na manga de eixo, o que representa um risco de lesão mortal.
Procedimento de montagem
Em primeiro lugar, os grampos devem ser fixos

O anel de retenção deve-se encaixar na ranhura da manga com um clique audível, que indica que a instalação está correta.

Rolamentos de geração 3

Estes rolamentos possuem duas falanges, uma funciona como cubo da roda e a outra fixa o rolamento à manga de eixo, o que significa que a sua montagem é bastante simples. Não são necessárias ferramentas especiais para a sua remoção ou para a sua colocação. No entanto, devem ser sempre cumpridos os binários de aperto especificados pelo fabricante de veículos e devem ser utilizados todos os acessórios incluídos, uma vez que se tratam de peças sujeitas a desgaste. Desta forma, garantimos uma instalação segura e fiável.