São cada vez mais os condutores de todo o mundo que escolhem a comodidade de prescindir do pedal de embraiagem. A procura de tecnologias de transmissão que ofereçam conforto de condução e otimizem o rendimento da mecânica representa um desafio recorrente para a indústria. A Schaeffler, enquanto líder no desenvolvimento de tecnologias de transmissão, desenvolve sistemas à medida de cada segmento. De facto, veículos diferentes requerem soluções diferentes.
Uma vez que já falámos neste blog sobre as caixas de velocidades automatizadas de dupla embraiagem ou sobre a tecnologia CVT, chegou a vez da tecnologia de conversor de binário, um conceito no qual apostam vários fabricantes de primeiro nível e para cujo desenvolvimento a Schaeffler contribuiu com a sua tecnologia, como veremos mais à frente.
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O conversor de binário como elemento de arranque e de transmissão nas caixas de velocidades automáticas é um conceito utilizado há várias décadas. As previsões indicam que esta tecnologia tem um importante percurso pela frente e está mergulhado num processo de constante evolução tecnológica. As bases deste complexo componente passam por aspetos como a redução de ruídos e vibrações, a otimização do fluxo de óleo ou a duração das forras. A aplicação combinada destas tecnologias permite o desenvolvimento de conversores de binário mais eficientes, compactos e fiáveis.

A LuK, o especialista em transmissões da Schaeffler, oferece ao mercado de peças de substituição independente uma solução de manutenção especialmente indicada para os conversores de binário: LuK TorCon. Inclui todos os componentes sujeitos a desgaste, incluindo uma proteção para proteger o casquilho da bomba. A gama de transmissão fica completa com os conversores de binário novos.

Amortecedores de torção
A primeira coisa que é preciso ter em consideração é que o conversor de binário, em princípio, apenas pode transferir o binário de rotação através do deslizamento, sendo que o seu funcionamento está sempre vinculado a uma perda de potência. Por conseguinte, o cenário ideal passaria por aproveitar as vantagens oferecidas pelo conversor aquando do arranque e atracar imediatamente depois a embraiagem de derivação para continuar a condução.
Outra questão importante são os ruídos ou vibrações produzidos pelo seu funcionamento, para os quais a LuK desenvolveu amortecedores de torção de alto rendimento. Este componente, especificamente ajustado a cada aplicação, está a ser produzido em série há vários anos e é capaz de minimizar as vibrações ao ajustar as constantes de elasticidade.

O amortecedor de torção de turbina em conjunto com os sistemas especiais de duplo amortecimento permitem evitar, em grande medida, o deslizamento (dependendo de cada sistema) em comparação com os amortecedores convencionais.
Funcionamento regulado com pouco deslizamento
Outra possibilidade de evitar as vibrações é o denominado funcionamento regulado com pouco deslizamento. Em conjunto com esta solução para minimizar as vibrações, a Schaeffler também desenvolveu algumas tecnologias inovadoras para refrigerar os revestimentos de fricção, conseguindo prolongar a sua vida útil e proporcionar uma refrigeração adequada. Graças a isso, é possível fabricar peças mais simples com a aplicação simultânea de alguns revestimentos padrão.
O efeito secundário positivo é que, além disso, o óleo da caixa de velocidades aumenta igualmente a sua vida útil, o que beneficia algumas transmissões que atualmente estão sujeitas a grandes cargas. Para otimizar as vibrações, a LuK conseguiu recorrer a algumas técnicas de simulação bastante precisas, que reduzem significativamente os tempos de realização dos projetos, obtidas graças às décadas de experiência que possui em cadeias cinemáticas.
Otimização do circuito de fluxo
Outro dos desafios tecnológicos que a Schaeffler superou é a otimização do circuito de fluxo. Para isso, a LuK utiliza programas de simulação em 3D, capazes de prever, com precisão e antecedência, o comportamento que terá o conversor de binário. Assim, também é possível reduzir o espaço de montagem e o binário de inércia de massas, mantendo o mesmo rendimento de fluxo ou ainda, com o mesmo espaço de montagem, o conversor pode ser concebido de modo a poupar combustível em comparação com os produtos da concorrência.
Graças a estes desenvolvimentos, a Schaeffler oferece um conjunto de conversor de binário inovador e flexível para caixas de velocidades automáticas, o que manifesta que é sempre possível obter resultados em relação ao rendimento, incluindo em sistemas bastantes avançados, caso as inovações sejam aplicadas de forma coerente.