A distribuição por corrente é cada vez mais comum no mercado. Num post anterior, falamos-lhe sobre as vantagens e os inconvenientes deste sistema em relação à distribuição por correia. Agora é a vez dos diferentes tipos de correntes de distribuição que pode encontrar no mercado. Para conhecer as configurações de motor com corrente mais comuns, leia também este post.
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As correntes de distribuição estão fabricadas com aço. Os desenhos utilizados com mais frequência são as correntes de casquilhos, as correntes de rolos ou as correntes dentadas (ver imagens). Para reduzir o desgaste, a corrente de distribuição deve ser lubrificada. Portanto, o espaço em que opera, a denominada “caixa da distribuição”, deve estar vedado de uma forma diferente em relação à correia dentada.
A lubrificação necessária da corrente de distribuição é realizada diretamente através de uma injeção de óleo ou do vapor de óleo presente na caixa da distribuição. Devido às exigentes especificações dos motores de alto rendimento modernos, as correntes tornaram-se em componentes de precisão e estão especialmente desenhadas e fabricadas para cada aplicação. No entanto, é muitas vezes impossível distinguir as correntes com desenhos similares a olho nu.


Como medir o passo da corrente
Um dos parâmetros da corrente que pode ser necessário conhecer é o denominado passo da corrente. Atualmente, os passos de corrente mais comuns são 6.35, 7, 8 e 9.525 milímetros. Para os medir, deve-se verificar a distância entre o centro de cada perno, tal como apresentado na imagem inferior.

Cada corrente ao pormenor
As correntes de rolos e casquilhos possuem uma estrutura mais ou menos idêntica e têm um desenho de uma fila ou de várias filas. Ambas as correntes estão constituídas por elos exteriores e elos interiores (ver imagem de ambas mais abaixo).
Os elos interiores da corrente de casquilhos possuem elos ligados entre si por dois casquilhos. A corrente de rolos possui um rolo giratório em cada casquilho.


Estes rolos também reduzem a fricção de forma adicional. Os elos exteriores estão constituídos por dois elos e dois pernos. Quando estão montados, os pernos são orientados através do orifício dos casquilhos dos elos interiores. Os pernos e o casquilho formam a articulação da corrente.
As correntes dentadas (correntes IT, ver imagem abaixo) apresentam uma estrutura distinta das correntes de rolos e de casquilhos. Neste caso, trata-se de conjuntos de placas individuais com dentes que apontam para o interior. Os dentes da corrente engatam no dentado dos carretos. No geral, os pernos da corrente são introduzidos por pressão nas placas exteriores, mas possuem folga em relação às placas interiores. Desta forma, a articulação da corrente é formada entre os pernos e as placas interiores.
