Há cada vez mais motores acionados por correia, embora as qualidades da corrente pareçam ser evidentes. Então, quais são as vantagens e inconvenientes de um e outro sistema? Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos analisar isso para lançar alguma luz sobre este dilema. E não se esqueça de subscrever para não perder nenhum dos nossos posts!
Estima-se que, atualmente, cerca de 40% de todos os motores estão equipados com sistema de distribuição acionado por correias dentadas. No entanto, este dado por si só não é suficiente para lançar algo de luz sobre qual é o melhor sistema. Em termos gerais, a grande vantagem do sistema de distribuição por correia dentada é o facto do seu fabrico ser muito mais económico do que o de um sistema de distribuição por corrente. Esta é, sem dúvida, uma das principais razões pelas quais tantos fabricantes de veículos utilizam o sistema de distribuição por correia dentada para controlar as válvulas dos seus motores. No entanto, para o proprietário do veículo, a utilização de uma correia dentada implica maiores gastos de manutenção, uma vez que esta deve ser substituída em intervalos aproximados de 120 000 a 180 000 quilómetros. Não nos devemos esquecer que, entre os intervalos de substituição, também devem ser controlados os elementos que compõem o sistema de distribuição da correia dentada.
A importância da manutenção
Se a correia dentada não for substituída no intervalo especificado, isto pode dar lugar a graves danos no motor. Quando a correia dentada se rompe, muitas vezes é preciso instalar um motor de substituição, uma vez que não vale a pena repará-lo. No entanto, uma correia dentada também apresenta vantagens em relação a uma corrente de distribuição, embora possa acontecer que apenas seja necessário substituir algumas válvulas na cabeça do motor. No geral, o sistema de distribuição por correia dentada é mais silencioso. Nos veículos desportivos, este sistema de distribuição na árvore de cames é utilizado com frequência, uma vez que a massa de inércia de uma correia dentada é menor do que a de uma corrente de distribuição, sendo que o motor se torna mais ágil.

A durabilidade da corrente
A grande vantagem da corrente de distribuição é a sua ampla vida útil. No geral, uma corrente de distribuição dura o mesmo tempo do que um motor, embora seja necessário prestar atenção aos sintomas de alongamento. Os tensores de corrente devem ser controlados em intervalos regulares, tal como se encontra estabelecido nas recomendações dos fabricantes. Tal como ocorre com a correia, se a corrente de distribuição se romper, o motor deve ser substituído na maioria dos casos, uma vez que o mais provável é que os custos para a sua reparação sejam demasiado elevados. Isto é assim devido ao elevado número de componentes que se costumam danificar, tais como as válvulas, o sistema de distribuição de válvulas ou a até a tampa das válvulas, além da quilometragem presumivelmente elevada do motor. Outro inconveniente da corrente de distribuição é que a sua substituição, caso seja necessária, torna-se normalmente mais cara do que a substituição da correia dentada. Aliás, de acordo com o tipo de veículo, pode ser necessário desmontar o motor ou a caixa de velocidades.

Veredicto
Como pudemos verificar, tanto a correia dentada como a corrente de distribuição apresentam vantagens e inconvenientes. Em termos gerais, a correia dentada faz com que o fabrico do motor seja mais económico, mas a sua manutenção mais cara. Normalmente, a corrente de distribuição tem uma vida útil bastante ampla, mas o sistema de distribuição é mais complicado e mais caro de fabricar. Podemos ver nas duas seguintes listas as vantagens de ambos os sistemas.
Vantagens da corrente de distribuição em relação à correia dentada
• Menor desgaste
• Maior limite de carga
• Não tem de ser instalada na parte exterior do motor graças à resistência ao óleo, sendo que o comprimento é menor
• Menores custos de manutenção graças à ausência de intervalos de manutenção
• Resistente ao envelhecimento

Vantagens da correia dentada em relação à corrente de distribuição
• Gera pouco ruído
• Menor massa, sendo que são possíveis maiores velocidades de rotação do motor
• A colocação fora do motor facilita a sua substituição e o controlo dos danos
• O alongamento durante a vida útil é quase inexistente, garantindo um controlo preciso
• Menos custos de manutenção