A embraiagem de acionamento hidráulico tornou-se num padrão da indústria automóvel. Há cada vez menos veículos equipados com embraiagem de acionamento por cabo. Esta transição para um conceito mais complexo aumentou o número de componentes que é preciso substituir. No entanto, trata-se de uma caixa de velocidades que tem muitas vantagens em termos de desenho do veículo, peso ou conforto. Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, explicamos-lhe por que motivo o sistema de acionamento hidráulico é melhor. Para saber mais, não deixe de ler este post com informações sobre todos os componentes do sistema de embraiagem hidráulica.
Embraiagem de acionamento por cabo
Nos veículos equipados com este tipo de sistemas, a força do pedal é transmitida para a embraiagem através de um mecanismo de forquilha que se encontra no alojamento da caixa de velocidades por meio de um cabo de controlo. A embraiagem é acionada através da forquilha e da manga de desengate. Trata-se de um conceito simples e eficaz, mas que é cada vez menos habitual. Mas, porquê?
Em primeiro lugar, é incompatível com os desenhos atuais, uma vez que obriga a haver espaço no compartimento do motor para colocar um cabo em linha reta entre o pedal e a forquilha. É necessário ter em consideração que se fossem aplicadas rotações estreitas, a fricção e o desgaste afetariam a durabilidade do cabo. Além disso, o cabo é um componente sujeito a muita tensão e pode acabar por romper-se por várias causas, tal como lhe indicámos neste caso real resolvido pelos nossos técnicos.

Embraiagem de acionamento hidráulico
Em primeiro lugar, vamos falar sobre a embraiagem denominada semi-hidráulica. Neste tipo de embraiagem, o cabo é substituído por uma conduta hidráulica, que começa com um cilindro principal que se encontra no pedal e um cilindro escravo na extremidade da caixa de velocidades. Este sistema proporciona um maior conforto de acionamento, mas mantém o conceito inicial de acionamento através de uma forquilha.
O sistema de acionamento hidráulico inclui um rolamento hidráulico(CSC – Cilindro concêntrico escravo), que substitui a forquilha no alojamento da caixa de velocidades por um cilindro hidráulico com manga de desengate integrado, que é disposto entre o alojamento da caixa de velocidades e a embraiagem, centrado em relação ao eixo de entrada da caixa de velocidades (ver imagem superior).
As embraiagens de acionamento hidráulico possuem um menor número de peças, o que permite que a montagem seja mais simples para o fabricante de automóveis. Além disso, a colocação da conduta hidráulica no compartimento do motor oferece uma grande flexibilidade estrutural, o que permite desenvolver diferentes conceitos de propulsão com maior liberdade, algo fundamental nestes momentos de grande evolução tecnológica do automóvel. Também não nos podemos esquecer que os sistemas de desengate hidráulicos oferecem um maior conforto de acionamento para o condutor, graças a uma menor fricção. Devido a estas vantagens, a indústria aposta cada vez mais nesta tecnologia, que tem um impacto no parque automóvel cada vez mais maioritário.
