É denominada embraiagem de acionamento contrário, ou também embraiagem “de puxar” aquela embraiagem que se aciona de modo inverso às tradicionais. Isto é, ao desengatar, a forquilha não empurra o rolamento, mas puxa pelo mesmo no sentido da caixa de velocidades. Para isso, o rolamento deve estar fixo ao prato de pressão, e é comum que seja fornecido solto e seja necessário prender o mesmo durante a montagem. Neste caso, convém ter em consideração que qualquer desvio ou oscilação que ocorra durante a tração de desengate, afeta diretamente a zona de fricção, o que provoca um assentamento irregular da prensa e uma certa tendência de vibrações.
Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, proporcionamos-lhe alguns conselhos que deve ter em consideração aquando da instalação deste tipo de embraiagem, com a aplicação da solução de manutenção LuK RepSet. Este procedimento específico está indicado para as carrinhas Citroën Jumper/ Peugeot Boxer (LuK RepSet 624 1931 00) e Fiat Ducato (LuK RepSet 624 1846 00) com motor de 2500 cc e de 2800 cc (LuK RepSet 624 3096 00 e 624 3165 00, os três modelos). Na imagem superior pode ver as instruções não verbais. Não se esqueça que tem à sua disposição cerca de 4 milhões de documentos específicos no REPXPERT. Para aceder aos mesmos, registe-se em www.repxpert.pt

1. Advertências prévias
Aquando da substituição de uma embraiagem de acionamento contrário, os técnicos recomendam ter em consideração determinadas advertências: Neste tipo de embraiagens, o rolamento passa por um casquilho com alojamento no diafragma e é bloqueado através de um anel de segurança que se ajusta automaticamente (ver imagem 1, detalhe). Deve verificar se o anel ficou totalmente introduzido na prensa de embraiagem e que se encontra assente de forma uniforme em ambos os lados para que a tração seja simétrica. Se o anel de segurança não estiver corretamente encaixado, o rolamento pode soltar-se do diafragma aquando do desengate, e resultar num engate imediato que pode provocar uma grave avaria.
2. Inspecionar componentes
Não se esqueça que é indispensável inspecionar diversos componentes do sistema para verificar o seu estado correto:
– mola de carga prévia (pedal)
– sistema de acionamento da embraiagem
– forquilha
– casquilhos e/ou pontos de apoio da forquilha
– casquilho guia

3. Indicações para a montagem
Para realizar a montagem do rolamento, a abraçadeira de montagem (ver imagem 2, detalhe) deve encontrar-se por cima do anel de segurança. Com a introdução do rolamento de embraiagem no respetivo alojamento que se encontra no diafragma, a abraçadeira de montagem desliza automaticamente para trás, facilitando o encaixe do anel de segurança.
4. Procedimento
– Montar o rolamento na forquilha de desengate.
ATENÇÃO: preste atenção ao assentamento correto.
– Montar a caixa de velocidades no motor em posição paralela.
– Acionar a forquilha no sentido contrário para encostar o rolamento no diafragma.
– Conforme o caso, desmontar a manga de borracha em torno da alavanca de desengate.
– Empurrar o rolamento com um puxão forte. Se foi instalado corretamente, deveria ser ouvido um ruído forte (“clique”). Caso contrário, pode ser necessário ter a ajuda de um segundo mecânico.
– Soltar o ajuste no cabo da embraiagem (embraiagem mecânica) e afinar o mesmo.
– Acionar 20 vezes a embraiagem.
– Voltar a ajustar a afinação.