As ferramentas para a oficina proporcionam uma ajuda inestimável para o profissional. Facilitam o trabalho, reduzem as falhas e, no caso das ferramentas especiais, representam o único modo de realizar certas reparações. A oficina independente depara-se com reparações cada vez mais complexas: substituir uma embraiagem dupla, uma embraiagem autoajustável ou reparar uma distribuição são intervenções que requerem conhecimentos específicos. Por isso, o REPXPERT oferece ao profissional toda a informação necessária para levar a cabo uma reparação com todas as garantias: manuais de reparação Rmi, informações de serviço, guias de instalação, vídeos tutoriais, tudo disponível em www.repxpert.pt. Contudo, há ocasiões em que é preciso dispor ainda das ferramentas desenvolvidas para certas reparações. Por isso, além da sua ampla oferta de serviços, a Schaeffler desenvolve e fornece uma ampla seleção de ferramentas especiais, em colaboração com o prestigiado fabricante GEDORE. A seguir, vamos conhecer como foram desenvolvidas.
Se te interessa este tema, no blog podes conhecer em detalhe toda a gama de ferramentas especiais para embraiagens duplas a seco.
Até para as reparações mais complexas
Os especialistas desenvolvem cada ferramenta especial para se adaptar a uma determinada intervenção e aplicação, adaptando-a aos procedimentos do processo de reparação. Como resultado, até as reparações mais complexas se realizam rápida e facilmente.
Contudo, antes de uma ferramenta deste tipo chegar à oficina, tem que passar por um complexo processo no qual participam profissionais como engenheiros, diretores de produto, mecânicos e fabricantes. Todos os profissionais participam desde o planeamento inicial até ao produto final. O ponto de partida do desenvolvimento de uma nova ferramenta especial surge quando o componente ou sistema sai da linha de produção da Schaeffler. O passo seguinte consiste em criar uma solução de manutenção e, se necessário, uma ferramenta especial feita à medida.
Desenvolvendo a ferramenta para a embraiagem dupla
Se tomarmos como exemplo a ferramenta de embraiagem dupla, o desenvolvimento começa com os engenheiros de testes em Bühl, onde a Schaeffler produz componentes e sistemas de transmissão sob a marca LuK. Os engenheiros juntam-se aos seus colegas do departamento OE e à GEDORE, para conhecer com detalhe o funcionamento e as propriedades da embraiagem dupla.
Desta análise, surgem as principais perguntas que é necessário colocar para desenvolver a ferramenta: Qual é a forma mais fácil de reparar a embraiagem dupla? Que ferramentas são necessárias? Que outras aplicações de veículos empregam este componente?
É feito um protótipo
A equipa de desenvolvimento começa antão a trabalhar na desmontagem e montagem de uma caixa de embraiagem dupla de testes, analisando a funcionalidade das ferramentas existentes e vendo as necessidades que surgem, para elaborar uma lista de requisitos. Tudo isso em combinação com a solução de manutenção para embraiagens duplas a seco LuK RepSet 2CT, que inclui, numa só embalagem, todos os componentes que é necessário substituir para uma reparação profissional.
A seguir, realizam-se diversos ensaios e testes de carga e o fabricante GEDORE produz o protótipo. Com este protótipo, os especialistas em ferramentas levam a cabo vários testes de desmontagem e instalação diretamente no veículo, simulando as condições da oficina. Durante esta fase, vão sendo feitos diversos ajustes até chegar a uma ferramenta especial que cumpra todos os requisitos e que permite a extração e instalação ótima da embraiagem dupla.
Há que ter em conta que podem ser necessários muitos ajustes e o desenho de vários protótipos antes que a GEDORE possa produzir uma ferramenta de amostra totalmente funcional. Esta ferramenta será praticamente original e será usada pelos técnicos formadores para produzir tanto a documentação técnica como os vídeos tutoriais.
O conceito de ferramenta modular
Uma vez que a ferramenta de amostra passe todos os testes e procedimentos, chega o momento da produção. Mas antes, é necessário desenhar a mala onde será guardada a ferramenta e os acessórios necessários de modo a que se ajustem exatamente e se transportem de forma segura. Além disso, deve ser possível retirar os vários componentes facilmente e numa sequência adequada aos passos da reparação. Outro detalhe importante das ferramentas especiais para a embraiagem dupla a seco é que se atualizem de acordo com um conceito modular. Trata-se de um conjunto de ferramentas básicas, que se podem combinar ou aumentar com outros conjuntos suplementares específicos para cada veículo. Assim, eliminam-se os elevados custos de compra de jogos completos, tornando mais fácil à oficina manter-se atualizada com as novas aplicações de veículos que entram no mercado do pós-venda independente.