Nesta breve entrevista, Maik Evers, responsável da gama de componentes de chassis da FAG, dá-nos algumas pistas acerca de como será a evolução dos componentes de chassis no futuro próximo.
Muitos fabricantes de veículos anunciaram que vão apostar totalmente na mobilidade elétrica nos próximos anos. Que impacto terá isto no chassis?
Evidentemente, quando se fala de mobilidade elétrica, todo o mundo pensa primeiro na cadeia cinemática. A Schaeffler já está bem posicionada neste terreno e desenvolve e produz conceitos inovadores de propulsão e transmissão.
Contudo, estes novos conceitos de cadeias cinemáticas também implicam novos requisios para o chassis. Por exemplo, há requisitos mais exigentes em aspetos como o binário e o ruído, vibração e dureza que tornam necessário adaptar os conceitos atuais dos rolamentos de roda.
Os novos rolamentos de roda desenvolvidos pela Schaeffler destacam-se especialmente neste sentido, já que são mais leves e têm menos atrito, o que contribui ativamente para a mobibilidade sustentável e redução de CO2.
Há outras tendências que vão afetar o chassis no futuro?
Desde logo há uma importante orientação para aumentar os requisitos de comodidade e segurança.
Desenvolvimentos como o sistema mecatrónico de controlo ativo de inclinação (iARC) da Schaeffler e o sistema de direção inteligente do eixo traseiro (iRWS) foram desenhados para fazer face a estes requisitos.
O iRWS aumenta a segurança a altas velocidades e reduz o raio de viragem, algo especialmente benéfico nos veículos elétricos, que têm uma maior distância entre-eixos, devido ao tamanho da bateria.
A médio e longo prazo, outra tendência virá dos veículos autónomos, e determinará de forma significativa o futuro do chassis,
Nos próximos quatro a cinco anos, na Schaeffler vamos fornecer componentes para veículos semi-autónomos com tecnologia “steer-by-wire” que já está a marcar os padrões hoje em dia. Trata-se de uma tecnologia que se desenvolveu como uma solução de mobilidade para pessoas com incapacidades e que já se utiliza em competição, concretamente no campeonato DTM.
Que vantagens tem esta vocação inovadora para o pós-venda independente?
Com a nossa gama de produtos atuais, posicionamo-nos como o parceiro perfeito, com um potencial cada vez maior, já que, enquanto o parque automóvel mundial continua a crescer e a evoluir, a nossa gama ajusta-se continuamente às necessidades particulares de distribuidores e oficinas.
A crescente complexidade tecnológica e a chegada de tecnologias como os módulos mecatrónicos representam um potencial de vendas adicional para o futuro.
Os distribuidores e as oficinas podem confiar em nós e nas nossas soluções inovadoras.