O papel do sistema auxiliar é cada vez mais importante e, dentro deste sistema, destaca-se a polia livre do alternador. Uma solução criada pela INA capaz de reduzir ruídos e vibrações, prolongando a vida útil da correia. Vamos rever a função desta ideia engenhosa que se tornou um padrão nos automóveis modernos.
Nos últimos anos, o sistema de distribuição auxiliar evoluiu de uma simples distribuição por correia para um sistema tão complexo quanto vital. Embora as exigências do mercado tenham popularizado acessórios como ar condicionado, direção hidráulica ou sistemas start-stop em todos os segmentos, a capacidade do motor e o número de cilindros foram reduzidos. Os tempos de explosão e compressão dos motores de combustão interna envolvem aceleração e desaceleração da cambota. Estas irregularidades são transferidas para as unidades auxiliares do motor através da distribuição, fazendo com que as massas em rotação acelerem e desacelerem continuamente.
Dentro dos grupos auxiliares, o componente que recebe o maior impacto é o alternador. A INA, especialista em motores da Schaeffler, desenvolveu a polia livre do alternador (OAP) em 1995 com um objetivo: dissociar o alternador das irregularidades que ocorrem devido à rotação da cambota. Irregularidades que causam ruído, vibrações e, mais importante ainda, desgaste prematuro da correia.
Um componente popular
Graças ao seu desempenho, este componente tornou-se popular, na medida em que, atualmente, quase um em cada quatro veículos está equipado com a polia livre do alternador no seu sistema de distribuição auxiliar ou serviços. Não foi em vão que foram produzidos mais de 120 milhões de unidades. A OAP é instalada principalmente em motores diesel, motores a gasolina de injeção direta, em sistemas com baixas velocidades de ralenti, em veículos com transmissão automática, em aplicações com ruídos de funcionamento em ralenti superiores ao normal e em alternadores com um elevado momento de inércia. Esta peça deve ser verificada ao mesmo tempo que a manutenção ou substituição da correia auxiliar e do sistema de tensionamento da correia auxiliar.
Como verifico a sua condição?
A Schaeffler recomenda a substituição de todos os componentes do sistema auxiliar juntamente com a correia, incluindo, naturalmente, a OAP. Para isso, oferece ao mercado a mais ampla gama de soluções de manutenção para o sistema auxiliar: Kit INA FEAD. Em qualquer caso, para verificar o estado da polia livre do alternador, basta seguir estes passos simples:
- Segure o anel interno entre o polegar e o indicador de uma mão.
- Feche o dedo indicador e o polegar à volta do anel externo.
- Gire o anel externo na direção do acionamento do alternador enquanto mantém o anel interno na posição. O anel externo não se moverá se a peça estiver a funcionar corretamente.
- Gire o anel externo contra a direção do acionamento do alternador enquanto mantém o anel interno na posição. O anel externo pode-se mover contra uma leve resistência se a peça estiver a funcionar corretamente.
Se o passo 3 ou 4 não for satisfatório, a polia deve ser substituída por uma falha. No entanto, é aconselhável realizar uma manutenção preventiva nesta polia. Como já mencionado, e sempre que for instalado um novo tensor, deve ser instalada uma nova polia livre do alternador. A vida útil de ambos os componentes está diretamente associada.
Funções da polia livre do alternador na correia auxiliar
A polia livre, montada no eixo do alternador de modo a fazer parte integrante da distribuição, desempenha as seguintes funções na correia auxiliar:
- Dissociar o alternador das irregularidades da rotação da cambota induzidas pelos motores de combustão interna.
- Amortecer a vibração da correia.
- Reduzir o nível de carga na distribuição.
- Diminuir os ruídos operacionais inerentes à distribuição.
- Prolongar a vida útil da correia.
- Reduzir a carga, o deslocamento e o curso do sistema de tensionamento.
- Aumentar a velocidade média do alternador ao ralenti.
- Além disso, inclui um desenho modular económico que incorpora a unidade de desacoplamento padrão.
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