Os componentes de suspensão e direção estão submetidos a um uso intensivo. A sua localização, exposta a pancadas e sujidade, é um fator adicional para a necessidade de estarem fabricados com materiais da máxima qualidade. Dentro desta família de componentes, as guarda-pós destacam-se pela sua resistência contra os elementos externos, assim como contra os constantes movimentos do veículo. Como muitos saberão, a FAG lançou recentemente uma gama completa de componentes de suspensão e direção, que inclui rótulas, braços e trapézios, estabilizadores ou articulações axiais. Cerca de 4000 novas referências com a qualidade OE e toda a garantia Schaeffler.
Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos relembrar o papel que as proteções cumprem dentro dos componentes de suspensão e direção, com a análise das qualidades que devem cumprir para oferecer a melhor vedação ao longo da sua vida útil.
E antes de começar, subscreva ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica para não perder nenhum dos nossos posts e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos lá ver o post.
Conhece o TPU?
O ponto fundamental da elevada resistência das proteções passa pelo material utilizado nas mesmas. No caso dos componentes FAG, o composto escolhido é o denominado poliuretano termoplástico, comercialmente conhecido como Elastollan®. Este polímero de última geração, também conhecido como TPU, destaca-se por oferecer uma rigidez contra a tensão e resistência ao desgaste.
Outras qualidades de destaque são a elasticidade e a excelente resistência ao impacto e às baixas temperaturas. No momento de enfrentar os elementos externos, é necessário ter em consideração que este composto foi desenvolvido para resistir ao efeito de raios UV, ozono, lubrificantes e outros produtos químicos.
Todos estes atributos tornam o TPU num termoplástico de elevada engenharia, indicado para ser utilizado naqueles produtos e componentes submetidos às condições de trabalho mais duras e exigentes. Além disso, os potenciais erros de montagem que possam ocorrer são minimizados graças à sua robustez, muito superior à de outros materiais tradicionais como o polipropileno.

Graças às propriedades do TPU, as proteções continuam a ser extremamente flexíveis, inclusive a altas temperaturas, que podem alcançar os 150 graus centígrados em funcionamento normal. Em conjunto com os materiais avançados utilizados, o sistema de vedação desenvolvido pelos engenheiros da Schaeffler proporciona uma vedação perfeita, assim como uma excelente ventilação das juntas.
Nas articulações da direção, por exemplo, está constituído por três pequenos lábios obturadores desenhados para se ajustarem perfeitamente à forma da peça. Qualidade de materiais e sistemas de vedação: graças a estes dois elementos essenciais, é possível oferecer uma vida útil amplamente longa e uma estanquidade permanente da articulação contra elementos como água, areia ou pó. É desta forma que a FAG consegue oferecer ao mercado de peças de substituição uma gama completa de componentes de direção e suspensão com a qualidade OE e toda a garantia da Schaeffler.
Esperamos que tenha gostado deste post. Subscreva, para não perder nenhum dos temas de REPXPERT, o Blog da Oficina Mecánica.