Os sistemas de suspensão e direção são submetidos a uma utilização intensiva. Começam a atuar assim que o veículo se começa a mover e são submetidos a cargas elevadas, além de sofrer as irregularidades do terreno. Por conseguinte, o mecânico deveria prestar atenção a todos os componentes do sistema sujeitos a desgaste, desde os mais evidentes aos menos conhecidos, como os rolamentos do cabeçote, que são os protagonistas deste post.
Os suportes de suspensão ou rolamentos do cabeçote são uma parte fundamental das colunas de suspensão do tipo MacPherson. São peças sujeitas a desgaste realmente importantes para o funcionamento correto da suspensão e direção, uma vez que são responsáveis pela rotação da coluna, além de suportar o peso do veículo. Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, revemos a sua função, diagnóstico e convidamos-lhe a ver um vídeo tutorial onde pode descobrir como o deve substituir. Não se esqueça que neste post pode aceder a outros conteúdos de interesse relacionados com os componentes de suspensão e direção, como os braços de suspensão ou as rótulas
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Um sistema sujeito a golpes constantes
O comportamento adequado do veículo, assim como o conforto de circulação, depende em grande medida da manutenção correta do sistema de suspensão. Uma suspensão gasta ou em más condições tem efeitos negativos sobre a segurança ativa, uma vez que afeta negativamente a resposta em situações de emergência e prolonga as distâncias de travagem. Trata-se de um sistema complexo em que participam vários componentes sujeitos a desgaste e a forças e golpes constantes.
Além disso, suportam umas condições de funcionamento duras, devido a agentes externos como as mudanças de temperatura, a humidade ou a sujidade acumulada. Por isso, no momento de realizar a manutenção de uma coluna de suspensão do tipo MacPherson, é preciso prestar atenção a todos os componentes sujeitos a desgaste. Assim como as molas e os amortecedores, devemos rever o funcionamento dos batentes de suspensão, os foles e os rolamentos do cabeçote.

Efeitos do desgaste
Tal como já lhe explicámos, tratam-se de componentes que, com o tempo, acabam por afetar o comportamento do veículo e acabam por manifestar as suas más condições com sintomas evidentes. Os efeitos negativos da deterioração na coluna de suspensão são a tendência para virar para um lado, a dureza ao girar o volante, os golpes metálicos na zona de amortecimento ou os ruídos e vibrações nas curvas ou lombas.
Perante o aparecimento destes sintomas, a Schaeffler recomenda a inspeção e eventual substituição de todos estes componentes, sempre em ambos os lados do mesmo eixo. Dentro da nova gama de componentes de suspensão e direção FAG, a Schaeffler oferece ao profissional de peças de substituição independente uma ampla gama constituída por batentes de suspensão, foles e rolamentos do cabeçote, sempre com a qualidade OE e toda a garantia da Schaeffler.
Função do rolamento do cabeçote

O rolamento do cabeçote é o responsável por realizar os movimentos da direção nas colunas do tipo MacPherson. Convém ter em consideração que, além de permitirem o movimento da direção, estes rolamentos também carregam o peso do veículo. Por conseguinte, a sua condição tem uma grande influência nos restantes componentes da suspensão. Se estiver deteriorado, pode acabar por acelerar o desgaste de todo o sistema. Os rolamentos do cabeçote FAG oferecem durabilidade e precisão, graças à sua elevada precisão de ajuste e à sua caixa encapsulada, que oferece proteção adicional contra os elementos.
Vai substituí-lo? Veja o vídeo tutorial

Se não estiver familiarizado com a substituição do rolamento do cabeçote, não há problema. O nosso técnico Joel preparou este vídeo tutorial, no qual mostra todos os passos da substituição do rolamento, dando ênfase à utilização da ferramenta adequada para a compressão da mola. Além disso, mostra-lhe a função dos diferentes elementos da coluna de suspensão e como verificar a condição dos mesmos. Se tiver interesse nos vídeos tutoriais, não perca o que dedicámos à substituição do braço de suspensão do Audi A3.