A gestão da temperatura do motor é indispensável para obter o rendimento adequado. Por conseguinte, trata-se de um sistema fundamental para o funcionamento do veículo, no qual intervêm diversos componentes.
Não há dúvidas de que os profissionais da mecânica conhecem perfeitamente as bases do sistema de refrigeração, mas deixa de ser conveniente rever isso, uma vez que é um dos sistemas fundamentais dos automóveis com motor de combustão e, ao que tudo indica, continuará a desempenhar um papel principal nos novos conceitos de propulsão.
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Durante o seu funcionamento normal, os motores de combustão interna, além da energia cinética pretendida, geram uma energia térmica considerável. Trata-se de um excesso de calor suficiente para destruir, em alguns segundos, os diferentes componentes do motor, desde os pistões às válvulas ou cabeça do motor. Por este motivo, é necessário proporcionar a melhor temperatura do motor em cada situação. Entre todos os elementos que fazem parte do sistema de refrigeração, tal como veremos mais à frente, a bomba de água é possivelmente o mais importante. Por isso, convidamo-lo a ver este vídeo sobre a gama de bombas de água da INA.
Se quiser saber mais sobre o diagnóstico de avarias nas bombas de água, não perca este post onde lhe falamos sobre as seis causas de avaria mais comuns.
O sistema de refrigeração é um circuito fechado, por onde passa o fluido responsável pelo arrefecimento do motor, sobre o qual falaremos mais à frente. Alguns elementos que intervêm neste fluxo são o ventilador, o radiador e o termóstato. O elemento mecânico responsável pelo movimento do fluido é a bomba de água.
Nos motores de combustão modernos, esta tarefa é realizada quase exclusivamente através do líquido de refrigeração com base de água. Os sistemas de refrigeração por ar praticamente desapareceram do mercado. É por isso que se fala normalmente em refrigeração por água ou por líquido. Uma vez que a água congela a temperaturas reduzidas e o gelo resultante poderia causar danos no bloco do motor, é adicionado um composto anticongelante ao líquido, por isso também se fala de uma mistura de refrigerante. O composto costuma ser um álcool de tipo etilenoglicol. Este líquido não só proporciona uma temperatura de congelação muito reduzida, mas também suporta, no seu estado puro, temperaturas próximas dos 200 graus centígrados sem entrar em ebulição.

Por conseguinte, o anticongelante tem a qualidade de aumentar o ponto de ebulição da mistura de refrigerante para proteger o sistema contra o sobreaquecimento, além de formar uma camada protetora em todo o sistema de refrigeração, que evita assim depósitos indesejados produzidos pela água ou corrosão. Por isso, é especialmente importante utilizar o anticongelante indicado pelo fabricante do veículo na relação de mistura correta. No geral, a relação de mistura ótima entre a água e o anticongelante é de 1:1. Além da mistura de refrigerante, o componente mais importante deste sistema de refrigeração é a bomba, que faz o refrigerante circular pelo sistema, em conjunto com o termóstato, que regula a mudança do circuito pequeno para o grande. Neste esquema, podemos ver de forma detalhada o funcionamento de um circuito de refrigeração por líquido.
A bomba de água, protagonista
Tal como já comentámos, a bomba é possivelmente o componente mais importante do sistema de refrigeração. Faz com que o refrigerante circule pelo circuito de refrigeração, garantindo uma dissipação uniforme do calor do motor e fornecendo refrigerante quente ao circuito de aquecimento. A bomba de água pode ser acionada pela correia auxiliar ou diretamente pelo sistema de distribuição.
No primeiro caso, é acionada através de uma correia trapezoidal ou, mais frequentemente, estriada. De acordo com a aplicação, a bomba é montada com ou sem polia, que pode estar perfilada ou ser plana, dependendo de a parte frontal ou traseira da correia passar ou não pela polia. As bombas de água integradas no sistema de distribuição possuem uma polia plana ou uma polia adaptada ao perfil da correia dentada. Neste caso, o lado de acionamento da correia dentada também desempenha um fator decisivo.

A bomba de água é um componente que evoluiu de forma significativa nos últimos anos, para cumprir os requisitos dos sistemas de refrigeração mais evoluídos. A INA, a marca especialista em componentes do motor da Schaeffler, inclui na sua gama de peças de substituição uma das maiores ofertas no mercado. Não perca estes posts em que falamos sobre tecnologias como as bombas de água comutáveis ou o módulo de gestão térmica.
Convém relembrar que a Schaeffler recomenda a substituição da bomba de água quando se realiza a manutenção do sistema de distribuição, para garantir assim a longevidade e fidelidade do sistema. Por isso, inclui a bomba nas suas soluções de manutenção para distribuição INA sempre que for necessário.
