Os componentes de suspensão e direção estão sujeitos a uma utilização intensiva, ao suportar forças elevadas ao mesmo tempo que estão expostos a vibrações e impactos, além de elementos externos como a humidade, o pó, o salitre ou a sujidade. Um dos elementos fundamentais sujeitos a desgaste que merecem a nossa atenção são os sinoblocos, especialmente aqueles que se encontram na suspensão e direção, uma vez que desempenham um papel de protagonismo no momento de garantir um comportamento adequado do veículo. Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos rever vários aspetos relacionados com este componente, que faz parte da nova gama de suspensão e direção FAG.

Que função desempenham os sinoblocos?
Os sinoblocos são elementos responsáveis pelo isolamento dos ruídos e vibrações produzidos entre os componentes adjacentes. Encontram-se em diferentes sistemas do chassis, tais como o motor, a caixa de velocidades, os braços e trapézios de suspensão ou a barra estabilizadora.
Como estão fabricados?
Para oferecer essa capacidade de isolamento, são fabricados com um material elástico que contém uma grande capacidade de absorção, como a borracha. Este material é revestido com uma estrutura metálica de grande resistência, que permite a fixação a um elemento estrutural.

Quais são os seus sintomas de desgaste?
No geral, e salvo se tiverem sofrido um impacto forte, o seu desgaste é gradual. Por isso, é só no final da sua vida útil que se torna evidente que têm de ser substituídos. Os ruídos, rangidos e vibrações podem ser sinais de desgaste. Além disso, tenha em consideração que no caso dos sinoblocos associados aos sistemas do chassis, como a direção ou a suspensão, a sua deterioração pode afetar o manuseamento do veículo.
Além disso, os sinoblocos do braço de suspensão podem ver a sua vida útil reduzida devido a fatores como cargas excessivas, arrasto de um reboque ou condução todo-o-terreno. Como consequência, é possível que o veículo tenda a desviar-se para um lado ou haja um aumento da folga da direção.
Quando devem ser substituídos?
Como é evidente, os sinoblocos devem ser inspecionados e substituídos caso se detete o seu desgaste ou se o veículo tiver sofrido algum dano ou impacto. Mas, além disso, devem ser substituídos sempre que se estiver a renovar outro componente associados, tal como uma barra estabilizadora ou um braço de suspensão, garantindo assim um serviço completo e profissional.

Como são substituídos?
Como já lhe dissemos, há vários tipos de sinoblocos, sendo que não existe um procedimento genérico. O melhor que pode fazer é consultar os manuais de reparação TecRmi e os manuais de instalação ou vídeo tutoriais que tem à sua disposição no REPXPERT. Não se esqueça que, para aceder aos mesmos, só tem de se registar em www.repxpert.pt.
Além disso, é possível que, para os substituir, tenha de utilizar ferramentas especiais, tal como uma prensa hidráulica, além de outros elementos. Para ver uma substituição detalhada, não perca este vídeo tutorial realizado pelos nossos técnicos, no qual pode ver a substituição do braço de suspensão e do sinobloco num Audi A3 (8V), procedimento que é partilhado com os Seat Leon (5F1), Skoda Octavia III e VW Golf VII.
Antes de realizar uma instalação, incentivamos-lhe a consultar os recursos disponíveis no REPXPERT, nos quais são indicadas todas as ferramentas necessárias. Para poupar tempo e recursos na sua substituição, tenha em consideração que a FAG lhe oferece soluções de manutenção completas onde se inclui o sinobloco, pré-instalado, no braço de suspensão. Desta forma, simplifica-se o procedimento de instalação e evita-se que ocorram erros.