Há cada vez mais veículos equipados com distribuição por corrente. Estima-se que 60% dos veículos novos já incluem este sistema. Neste novo post vamos rever as bases da distribuição por corrente, analisando as principais configurações que se podem encontrar no mercado. Caso lhe interesse este tema, visite o post em que apresentamos as vantagens e os inconvenientes da corrente em relação à correia de distribuição.
O percurso da corrente
A tarefa da corrente de distribuição é unir a cambota à árvore de cames. Para isso, a corrente engrena-se com os carretos. Nos percursos em que passa a corrente, esta passa por umas guias que possuem a tarefa de tensionar, orientar e amortecer as vibrações e os ruídos. Devido ao uso, a corrente de distribuição alonga-se com o tempo.

Para compensar este aumento do seu comprimento, é instalado um tensor que exerce pressão através da guia tensora por um lado. Na maioria dos casos, é utilizado um tensor hidráulico ligado ao circuito de óleo do motor, que amortece as vibrações de torção dinâmicas que agem sobre a corrente de distribuição. Podem ser encontrados tensores com e sem sistema limitador de curso. Se quiser saber mais, pode fazê-lo com estes posts sobre os diferentes tipos de guias e tensores.

Acionamento por corrente DOHC
Esta é uma configuração simples de um motor com duas árvores de cames á cabeça acionadas por uma única corrente.

Acionamento por corrente SOHC
Motor com apenas uma árvore de cames à cabeça, neste caso em combinação com um veio intermédio. A bomba de injeção é acionada muitas vezes desta forma nos motores diesel.

Acionamento por corrente DOHC
Motor com duas árvores de cames à cabeça e divisão em acionamento primário e secundário. Neste caso, a bomba de óleo também é acionada através de uma terceira corrente.

Motor em V com carreto de inversão entre as árvores de cames
Neste caso, é frequentemente acionada uma bomba de óleo ou outro grupo auxiliar.

Motor em V com acionamento por veio intermédio
A conversão ocorre no acionamento intermédio. Assim, podem ser instaladas pequenos carretos da árvore de cames para que a estrutura da cabeça do motor não seja demasiado alta.