Os rolamentos de roda são componentes cada vez mais sofisticados. No entanto, dependendo da sua aplicação, é possível encontrar rolamentos de três diferentes gerações no mercado. Descubra neste post as particularidades que cada uma delas apresenta e aprenda a distingui-las. Se pretender ver as variantes de forma pormenorizada, não perca este post dedicado aos rolamentos de roda FAG.
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Rolamentos de geração 1
Dos três que vamos abordar, a geração 1 representa o primeiro conceito de rolamento de roda introduzido no mercado. Apresenta um desenho simples, sem adições externas. Apesar da antiguidade deste conceito, este tipo de rolamento de roda continua a ser utilizado em várias aplicações. Como elemento rolante, pode montar esferas ou rolos. De acordo com as necessidades, poder ter um codificador multipolar incorporado. Estas são as suas propriedades.
Rolamento de esferas geração 1
Trata-se de rolamentos de esferas de contacto angular em duas filas. Apresentam-se como uma unidade compacta que não pode ser desmontada, e estão vedados e lubrificados, o que significa que não precisam de manutenção. São utilizados indistintamente no eixo dianteiro ou traseiro.
Rolamento de rolos geração 1
Estes rolamentos possuem duas filas de rolos cónicos instalados ao contrário como elemento rolante. Também são unidades compactas pré-lubrificadas e sem manutenção. Devido à sua capacidade para suportar cargas elevadas, costumam ser utilizados em veículos comerciais ligeiros.

Rolamentos de geração 2
Estes rolamentos diferenciam-se dos da geração 1 porque incluem um cubo da roda ou uma falange de montagem. Normalmente, utilizam esferas como elemento rolante e são unidades vedadas e lubrificadas de forma vitalícia. Podem ser montados em ambos os eixos. As versões para eixos de tração incluem uma engrenagem interior. A folga do rolamento é ajustada com o binário de aperto do parafuso ou com a porca do eixo de transmissão. Nas versões que possuem composição orbital para eixos sem tração (Mercedes-Benz Sprinter, Vito, Viano, VW Crafter), a folga do rolamento está predefinida. Se pretender descobrir em que consiste a composição ou formação orbital, não hesite em ler este post em que falamos sobre as últimas inovações FAG para rolamentos de roda.

Rolamentos de geração 3
Os rolamentos de roda de geração 3 distinguem-se porque incluem duas falanges: uma delas desempenha as funções do cubo da roda enquanto a outra fixa o rolamento à manga do eixo. São unidades compactas e lubrificadas de forma vitalícia que utilizam esferas de contacto angular de duas filas como elemento rolante. Aplicável em eixos de tração e sem tração, podem ter equipados sensores de ABS completos. Nestes rolamentos é possível encontrar inovações como a formação orbital ou as ranhuras radiais.