A correia da transmissão é um dos elementos principais na manutenção do motor. Neste post, vamos analisar os tipos de polias tensoras que se podem encontrar na distribuição do motor. As polias tensoras são componentes que estão presentes nos sistemas de distribuição principais (motor), assim como nos auxiliares (acessórios).
A sua função é a de transmitir a força da correia, assim como proporcionar uma tensão constante da mesma. Na sua variante de polia de inversão, servem para modificar o percurso da correia de acordo com o esquema de distribuição ou como estabilizadores, para controlar possíveis vibrações nas frações mais amplas da correia. Se quiser saber mais sobre este componente, não perca os postes que dedicamos ao diagnóstico de danos da correia e às cinco bases para a sua manutenção. E lembre-se, para não perder nenhum dos nossos posts e aceder a conteúdos exclusivos, subscreva ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica.
As polias tensores e de inversão estão constituídas por uma polia de plástico ou aço na qual se encontra integrado um rolamento radial rígido de uma ou duas filas de elementos rolantes. A sua superfície de rolamento pode ser lisa ou perfilada e, para uma proteção contra o pó e sujidade, possui uma tampa protetora de plástico, embora também possam ser utilizadas tampas protetoras de aço especialmente modeladas para proteger os rolamentos da polia de inversão. Os rolamentos utilizados são do tipo radial rígido, normalmente de fila única (a), embora nos casos em que é necessária uma carga mais extrema se recorra aos de duas filas (b).

Polias tensoras na distribuição primária por correia
Para que a distribuição funcione corretamente, a correia dentada deve manter a tensão adequada ao longo da sua vida útil. Se esta união positiva for alterada e um dente se soltasse, a regulação das válvulas seria modificada podendo fazer com que as válvulas batam contra o pistão, com a consequente avaria grave no motor.
Também convém ter em consideração que durante um longo período de funcionamento, é possível que a correia dentada se estique ligeiramente devido à carga de tração da cambota e às flutuações normais da temperatura. O resultado deste alongamento é um atraso no acionamento das válvulas. Por outro lado, as flutuações normais da temperatura também podem fazer com que a correia se estenda e se encurte. Por esta razão, as polias tensoras da última geração possuem uma “margem de ajuste” em que compensam automaticamente estas diferenças de comprimento. É por isso fundamental verificar o funcionamento da polia tensora e a tensão da correia dentada durante a inspeção, e corrigir o que for necessário.
Nas polias tensoras da correia, é possível diferenciar entre variantes fixas e automáticas. Vamos vê-las de forma detalhada:

Variantes
Polias tensoras fixas
A principal vantagem oferecida pelas polias tensoras manuais é o seu tamanho compacto. No entanto, tal como indicado pelo seu nome, devem ser ajustadas manualmente, ao configurar a tensão da correia dentada definida pelo fabricante à temperatura ambiente e, conforme necessário, ao reajustar a mesma nos intervalos de revisão programados. Além disso, este tipo de polia não compensa as oscilações de temperatura, as mudanças de carga e o alongamento da correia devido a longos períodos de funcionamento.
Polias tensoras automáticas
Neste tipo de polias, a tensão também se ajusta à temperatura ambiente. Além disso, uma mola com força elástica predefinida compensa as vibrações da correia dentada. No entanto, a tensão da correia deve ser reajustada nos intervalos de revisão determinados pelo fabricante.
A principal vantagem deste tipo de polia é que consegue compensar as oscilações de temperatura, as mudanças de carga e o alongamento da correia devido a longos períodos de funcionamento.

Excêntrico
O excêntrico pode ser duplo ou simples. O primeiro permite separar a função de tensionamento dinâmico da compensação de tolerâncias e pode ser ajustado de forma exata aos requisitos dinâmicos da transmissão. Por outro lado, o excêntrico simples simplifica a instalação do sistema tensor na linha de montagem, e evita falhas de ajuste.