Há várias inovações que chegaram nos últimos anos ao sector automóvel para ficar. Algumas delas são evidentes à simples vista, mas muitas outras são desconhecidas para a maioria. No entanto, são componentes que desempenham uma função essencial e que necessitam uma manutenção adequada. Esse é o caso da OAP, o componente protagonista deste post, desenvolvido pela Schaeffler em 1995 e com mais de 100 milhões de unidades fabricadas. Descubra em quatro pontos fundamentais tudo o que deve saber sobre a também conhecida como polia livre do alternador ou polia com embraiagem.
E antes de continuar com a OAP, não se esqueça de subscrever ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhuma das nossas publicações e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos começar.
1. O que é a OAP?
A OAP é a polia livre do alternador, cujas siglas resultam do seu nome em inglês: Overruning Alternator Pulley. Trata-se de um componente do sistema de correia auxiliar do motor, isto é, o responsável pelo funcionamento dos acessórios do veículo, tais como a direção assistida, o ar condicionado ou o sistema start-stop.
2. Qual é a função da OAP?
O alternador é o elemento responsável por fornecer eletricidade ao veículo quando está em circulação. Para isso, transforma a rotação do motor em energia elétrica, permitindo assim o funcionamento dos diferentes acessórios. O alternador está ligado aos acessórios através de uma correia que forma o sistema de correia auxiliar em conjunto com os diferentes tensores e polias. Durante o funcionamento normal do motor, ocorrem irregularidades que a cambota transmite ao sistema, e que terminam por provocar vibrações, ruídos e, a longo prazo, o desgaste dos acessórios. A função da OAP é o desacoplamento do alternador para o isolar destas irregularidades, garantindo o funcionamento suave da correia e de todo o sistema.
3. Como funciona a OAP?
A base da eficácia da OAP é a sua capacidade para amortecer as irregularidades rotacionais do sistema, graças à sua estrutura interna, que inclui uma unidade de roda livre. Estas irregularidades são especialmente acentuadas abaixo das 2000 rpm, durante a troca de relações de velocidades ou quando aumenta a carga do alternador. Em todas estas situações, a polia livre proporciona esse efeito amortecedor que permite otimizar o funcionamento do sistema. Neste vídeo podemos ver a OAP em funcionamento:

4. Quando a devo substituir?
O sistema de correia auxiliar é um sistema cada vez mais importante nos veículos atuais. Para a sua manutenção correta, é necessário substituir todos os componentes sujeitos a desgaste, seja no caso de um deles se avariar ou quando estabelecido pelos intervalos de manutenção definidos pelo fabricante do veículo. Se for esse o caso, a melhor escolha para o profissional é o INA FEAD KIT, a solução de manutenção da Schaeffler para o sistema de correia auxiliar que inclui, numa única caixa, todos os componentes para uma reparação profissional: correia, tensor, polias, acessórios e, se necessário, OAP, TVD e/ou bomba de água. Com a INA, o profissional tem a certeza que tem a solução que se adapta às suas necessidades, graças a uma cobertura que supera 97% do parque automóvel.

5. Como se substitui a OAP?
Tal como acabamos de referir, os técnicos da Schaeffler recomendam a substituição de todos os componentes do sistema de correia auxiliar. Isto é assim porque se trata de um sistema em que todas as peças funcionam de forma solidária. A substituição de um único componente danificado não garante uma manutenção duradoura. Antes de realizar a reparação, deve ter em consideração os detalhes importantes. Em primeiro lugar, deve ter acesso ao manual específico de reparação do veículo. Não se esqueça que pode transferir os manuais de TecAlliance a partir do www.repxpert.pt. Além disso, tem de utilizar as ferramentas especiais fornecidas pela INA para a substituição da OAP ((n.º de artigo 400 0444 10). Para saber mais detalhes sobre o procedimento, leia este post.