Nos últimos anos, o sistema de correia auxiliar ganhou um grande protagonismo. As exigências do mercado popularizaram novos componentes como o ar condicionado, a direção assistida ou os sistemas start-stop em todos os segmentos, ao mesmo tempo que se reduziu a cilindrada dos motores e o número de cilindros. Como resultado, o sistema de correia auxiliar ganhou em complexidade e a sua manutenção tornou-se numa maior oportunidade de negócio para a oficina, tal como lhe contámos neste post: O sistema de correia auxiliar, por que é cada vez mais importante.
Nos sistemas de correia auxiliar atuais, há um novo componente que ganhou protagonismo: A polia livre do alternador, uma inovação desenvolvida pela INA, o especialista em componentes de motor da Schaeffler. Neste post do REPXPERT, o blog da Oficina Mecânica, vamos rever os pontos principais relacionados com esta peça presente em cada vez mais veículos.
O que é a polia livre do alternador?
Nos motores de combustão interna, os tempos de explosão e compressão implicam a aceleração e desaceleração da cambota. Estas irregularidades da cambota são transferidas para os grupos auxiliares do motor através da correia auxiliar, o que resulta na aceleração e desaceleração contínua destas massas de rotação.
Dentro do sistema de correia auxiliar, o componente que mais sofre estas alterações é o alternador. Estas irregularidades de rotação provocam ruídos, vibrações e, mais importante, um desgaste prematuro da correia. Em 1995, a INA desenvolveu a polia livre do alternador (OAP, nas suas siglas em inglês) com um objetivo: desacoplar o alternador dessas irregularidades, facilitando assim um funcionamento suave do sistema. A OAP consiste numa polia de rotação livre no seu interior, tem rolamentos radiais integrados, e formam uma peça compacta protegida com tampa externa. Para conhecer todos os detalhes do desenho da OAP, não deixe de ler o post A polia livre do alternador, uma inovação em 5 passos, publicado neste Blog. E se a quiser ver em ação, não perca o seguinte vídeo:
https://www.repxpert.pt/pt/online-training/page-ds5441
Um componente popular
Graças às suas prestações, este componente popularizou-se até ao ponto de, atualmente, praticamente um de cada quatro veículos ter a polia livre do alternador equipada no seu sistema de correia auxiliar ou de serviço. Não foi por acaso que foram produzidas mais de 250 milhões de unidades. A OAP é instalada em mecânicas de diferentes perfis, tais como motores diesel, de gasolina de injeção direta, sistemas com velocidades reduzidas de ralenti, em veículos com transmissão automática, aplicações com ruídos de funcionamento ao ralenti mais altos do que o normal e em alternadores com um alto momento de inércia. Tenha em consideração que a revisão e substituição da OAP faz parte da manutenção do sistema de correia auxiliar, em conjunto com a reposição da correia auxiliar e do tensor.

Como verificar o seu estado?
Durante o serviço de manutenção do sistema de correia auxiliar, a Schaeffler recomenda a substituição com a correia, todos os componentes sujeitos a desgaste, entre os quais se inclui, naturalmente, a OAP. Para isso, oferece ao mercado a solução de manutenção mais completa para o sistema de correia auxiliar: INA FEAD KIT
Para verificar o estado da polia livre do alternador basta seguir estes simples passos:
- segure no anel interior entre o polegar e o indicador de uma mão.
- feche os dedos indicador e polegar em torno do anel exterior.
- rode o anel exterior no sentido de sistema de correia do alternador enquanto segura no anel interior na respetiva posição. Se a peça funcionar corretamente, o anel exterior não se moverá.
- rode o anel exterior no sentido contrário ao de sistema de correia do alternador enquanto segura no anel interior na respetiva posição. Se a peça funcionar corretamente, o anel exterior pode mover-se com uma ligeira resistência.
Se o passo 3 ou 4 não forem satisfatórios, a polia não funciona corretamente e deve ser substituída. Mesmo assim, recomenda-se que seja realizada uma manutenção preventiva desta polia. Tal como já comentámos, e sempre que seja instalada um novo tensor, deverá ser instalada uma polia livre do alternador nova. Tenha em consideração que a vida útil de ambos os componentes está diretamente associada.
Para saber mais sobre a manutenção deste componente, não perca este post, no qual lhe mostramos como montar a polia livre do alternador sem erros, e no qual lhe damos conselhos para a sua desmontagem, instalação ou armazenamento correto.

Os efeitos da polia livre do alternador sobre a correia auxiliar
A polia livre do alternador encontra-se no eixo do alternador e faz parte integral do sistema. Para que veja a importância deste componente, vamos enumerar todas as funções desempenhadas pelo mesmo:
- desacoplar o alternador das irregularidades da rotação da cambota induzidas pelos motores de combustão interna.
- amortecer a vibração da correia.
- reduzir o nível de carga no sistema de correia auxiliar.
- diminuir os ruídos de funcionamento inerentes ao sistema de correia auxiliar.
- prolongar a vida útil da correia.
- reduzir a carga, a deslocação e o curso do sistema tensor.
- aumentar a velocidade média do alternador no regime de ralenti.
- além disso, inclui um desenho modular económico que incorpora a unidade de desacoplamento padrão.
E não se esqueça que, para ampliar as informações sobre este ou outro produto e solução de manutenção da Schaeffler, aguardamos por si em www.repxpert.pt .