A distribuição é um dos sistemas do veículo que requere mais atenção. Mas, o que sabemos das correias dentadas? Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, contamos como conseguem manter as suas propriedades durante dezenas de milhares de quilómetros, sujeitas a constantes cargas e mudanças de temperatura.
A correia dentada é essencialmente fabricada com material plástico denominado elastómero. Este material oferece resistência e elasticidade, é capaz de suportar temperaturas até 140 graus centígrados e suporta o envelhecimento sem que as suas propriedades sejam alteradas. Para aumentar a sua resistência, está incorporado um reforço de fibra de vidro na zona do cordão de tração. Nas correias dentadas antigas, este reforço era de aço.
Na sua parte posterior tem um tecido de poliamida que também oferece uma elevada resistência térmica e contribui para o aumento da resistência nas extremidades. Uma camada intermédia de tecido de poliamida resistente à temperatura encarrega-se de os materiais apresentarem uma boa interação. Trata-se de uma malha que proporciona resistência contra o desgaste e o corte dos dentes.
Os dentes também estão reforçados com poliamida para os proteger contra o desgaste. Como a correia dentada não requer lubrificação (salvo caso excepcionais), o espaço em que funciona, ao contrário da corrente de distribuição, não tem de ser vedada externamente. Neste caso, uma simples cobertura de plástico é suficiente como proteção contra a sujidade e os corpos estranhos. Na imagem abaixo, pode ver os diferentes componentes da correia dentada explicados de forma pormenorizada.

Tecido posterior
Reforçado com um tecido de poliamida resistente à temperatura, que aumenta ao mesmo tempo a resistência ao desgaste das extremidades.
Corpo de elastómero
Está constituído por um polímero bastante sólido reforçado com fibras com cordões de tração embutidos. Para a utilização em intervalos de temperaturas mais altas, para resistência ao envelhecimento e resistência dinâmica, são utilizados elastómeros HNBR (borracha de nitrilo butadieno hidrogenado). Este material é muito resistente ao envelhecimento e pode ser utilizado a uma temperatura até aprox. 140 °C.
Malha dentada
Através do uso de tecido de poliamida, protege contra o forte desgaste e o corte dos dentes. Com cargas elevadas, são utilizados tecidos com conteúdo de PTFE (politetrafluoroetileno).
Cordões de tração
Fabricados com fibras de vidro muito robustas, especialmente estáveis em relação ao seu comprimento e resistentes à flexão. Para um comportamento de funcionamento neutro da correia, são integrados pares de fibras enrolados do lado direito e do lado esquerdo.