Se pretender realizar a substituição de um volante bimassa Audi, é possível que se encontre com a variante que inclui uma base de suporte. Associada à embraiagem modular dos modelos A4 (8K2), está presente numa quantidade representativa do parque nacional e, portanto, representa uma importante oportunidade de negócio para a oficina. Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, contamos-lhe os detalhes desta variante.
E antes de começar, subscreva ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica para não perder nenhum dos nossos posts e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos lá ver o post.

Alguns modelos da Audi têm uma nova geração de caixa de velocidades instalada. Presente no mercado desde 2008, este conceito de caixa de velocidades pode ser reconhecido pela diferente disposição do diferencial, que se encontra à frente da embraiagem no sentido de movimento do veiculo. Como resultado, o fluxo de potência para a roda esquerda frontal tem de ser diretamente transferido por dentro campânula da caixa de velocidades pelo semieixo. Devido a isto, já não é possível utilizar um volante bimassa convencional. Para que este conceito de transmissão possua um amortecimento eficaz do volante, a Schaeffler desenvolveu uma nova variante do volante bimassa, que inclui uma base de suporte.

Em que consiste?
A base de suporte é um prato adaptador formado com chapa de aço, rebitado ao volante bimassa nos pontos de fixação habituais. A base de suporte, tal como num conversor de binário numa caixa de velocidades automática, encontra-se aparafusada ao raio exterior da placa de arrasto no lado do motor. A sua função é proporcionar o espaço necessário para a inclusão do semieixo esquerdo da caixa de velocidades, ao mesmo tempo que transmite o binário do motor através da placa de arrasto para a base de suporte do volante bimassa.
Nesta variante e ao contrário do volante bimassa convencional, a massa secundária tem um rolamento de agulhas para apoio do veio primário da caixa de velocidades. Isto resulta numa distribuição de peso favorável entre as duas massas do volante. Em relação à construção interna do volante bimassa, praticamente não apresenta diferenças que devam ser destacadas.