Os componentes de transmissão evoluíram muito nos últimos anos. De todas as inovações que chegaram à indústria automóvel, o embraiagem bimassa é, sem dúvida, uma das que teve maior aceitação. Não é em vão, uma vez que há mais de 100 milhões de veículos produzidos nos últimos anos que utilizam esta tecnologia. Esta presença significativa no parque torna o embraiagem bimassa numa importante oportunidade de negócio para a oficina, uma oportunidade de negócio que pode ser aproveitada, tal como veremos mais à frente, graças às soluções de manutenção da Luk, a marca especialista em transmissões da Schaeffler. Por isso, neste poste convidamo-lo a conhecer o embraiagem bimassa nestas cinco perguntas.
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1. O que é o embraiagem bimassa?
O volante de motor que possui duas massas é conhecido por embraiagem bimassa. Este tipo de volante diferencia-se dos tradicionais volantes rígidos pela sua capacidade para absorver as vibrações do motor. Isto é, é capaz de amortecer qualquer vibração resultante do motor, evitando que seja transmitida através da transmissão.

2. Porque motivo é utilizado?
Os propulsores de combustão interna passaram por uma importante evolução no final dos anos 80 do século passado com a introdução da injeção direta aplicadas às mecânicas diesel. Graças à sua elevada eficiência, tornaram-se numa referência da indústria em vários mercados mundiais, especialmente o europeu. No entanto, estes tipos de mecânicas tinham certas particularidades que era necessário ter em consideração: o seu elevado fornecimento de binário e, principalmente, o seu elevado nível de vibrações. Estas vibrações tinham consequências negativas, sob a forma de diminuição do conforto e da vida útil da caixa de velocidades. O embraiagem bimassa foi a resposta da LuK a este desafio, uma vez que é capaz de reduzir essas vibrações. O novo padrão de amortecimento de vibrações proporcionado pelo volante bimassa estendeu-se às novas mecânicas de gasolina, que funcionam em níveis de rotação cada vez mais reduzidos e que também produzem altos níveis de vibração.
3. Em que transmissões se encontra?
Graças às suas grandes capacidades de amortecimento de vibrações, o embraiagem bimassa estendeu-se a todo o tipo de transmissões associadas às caixas de velocidades manuais, especialmente em motores a diesel ou gasolina com binário máximo do motor a baixa e média rotação. Além disso, é utilizado nas caixas de velocidades manuais automatizadas, tanto a seco como húmidas.

4. Por que peças estão compostos?
Num embraiagem bimassa podemos encontrar seis partes principais. Em primeiro lugar está a massa primária, que se encontra unida à cambota. A massa secundária é a que se liga à caixa de velocidades. Depois está o rolamento (ou por vezes um casquilho) que liga ambas as massas, as molas de arco que lhe proporcionam as suas características de amortecimento e a falange à qual se fixam. Neste post pode descobrir de forma mais detalhada qual é a função de cada componente do embraiagem bimassa.

5. Qual é a melhor forma de o reparar?
A substituição de um embraiagem bimassa é uma reparação que requer vários componentes, além de conhecimentos específicos e ferramentas especiais. Por isso, aquando da substituição de um embraiagem bimassa, a melhor opção é escolher o criador desta tecnologia e a sua gama para a oficina independente. A LuK, a marca especialista em transmissões da Schaeffler, oferece ao profissional a sua solução de manutenção LuK RepSet DMF, que inclui, numa única caixa, todos os componentes necessários para realizar uma substituição segura e eficaz. Além disso, desenvolveu o LuK RepSet 2CT, para caixas de velocidades de embraiagem dupla a seco ou húmida.