A norma de emissões Euro 6 lançou um novo desafio à indústria de componentes. Nesta corrida para a redução de consumos e emissões, os componentes desempenham um papel fundamental no momento de conseguir novos desenvolvimentos. Neste sentido, as novas gerações de bombas de água da INA são a solução ideal para reduzir emissões e poupar combustível. Para conseguir um motor fiável e eficiente é fundamental alcançar a melhor temperatura o mais rapidamente possível. E isto apenas se pode conseguir se os componentes do sistema de refrigeração funcionarem em perfeita harmonia, desde o radiador ao refrigerante e dos tubos ao termóstato e à bomba. Como podemos conseguir isto?
Como funciona uma bomba de água com módulo de gestão térmica
A função básica dos sistemas de refrigeração é bastante simples: a bomba de refrigerante garante a circulação do líquido refrigerante e encarrega-se assim de evacuar o calor que não é necessário do motor. A tecnologia de refrigeração atual, isto é, as bombas comutáveis apenas refrigeram se necessário e graças a um sistema de termóstatos.
Com esta nova tecnologia de bombas de água INA, a Schaeffler (Link: https://www.schaeffler.es/content.schaeffler.es/es/productos-y-soluciones/automotive-aftermarket/turismos/index.jsp) deu mais um passo graças ao desenvolvimento do módulo de gestão térmica. Este componente inovador substitui os termóstatos atuais e permite uma regulação da refrigeração do motor completamente adaptada às necessidades. Consegue regular vários circuitos de refrigeração próximos do motor ao mesmo tempo, como por exemplo para a caixa de velocidades, o sistema de aquecimento ou o óleo do motor. Com esta nova tecnologia foi possível prolongar a vida do motor, melhorar o conforto de circulação e reduzir o consumo e as emissões até 4%.

Módulo de gestão térmica, a única solução para o mercado independente
Como criador desta tecnologia, a Schaeffler é o único fabricante de componentes que oferece, no mercado de peças de substituição, o módulo de gestão térmica para aproximadamente 1,5 milhões de veículos do Grupo Volkswagen (motores TFSI de 1.8 e 2.0 litros), assim como aplicações para Audi, BMW e Toyota. Com a gama de bombas de refrigerante e o módulo de gestão térmica INA, os profissionais da reparação têm à sua disposição a máxima cobertura do parque europeu de veículos de passageiros.
É fornecida à oficina num kit completo
Tanto as bombas de água inteligentes INA como o módulo de gestão térmica são fiáveis, eficientes e fáceis de instalar. Para garantir uma instalação simples, estão disponíveis para o mercado independente de peças de substituição como um kit completo de distribuição, que inclui todas as peças de montagem necessárias para a substituição. A gama de bombas de água inteligentes da INA inclui várias tipologias:

1. Bomba de água elétrica totalmente variável, que funciona através da sua própria rede de 12 volts, aplicável em automóveis BMW das séries 1 e 3 com o motor N55.
2. Bomba de água acionada por vácuo. Este tipo de bomba está propulsado por correias e controlado por pressão negativa. E está presente nos veículos do grupo VAG com mecânicas TSI e TFSI de 1,2 litros de cilindrada. A utilização deste tipo de bomba é cada vez mais frequente e haverá cada vez mais automóveis que as tenham equipadas.

Tal como nos restantes componentes de produtos do aftermarket, a Schaeffler oferece uma ampla gama de serviços que se destinam a facultar aos profissionais da reparação o acesso e conhecimento a este componente de nova geração dentro da sua marca de serviços REPXPERT