No REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, já dedicámos um post às bombas de água inteligentes e outro ao sistema de refrigeração. Neste caso, queremos falar-vos sobre os componentes que formam a bomba de água, com ênfase na sua função e qualidades. Vamos começar.
1.Turbina
A turbina é um dos principais componentes de uma bomba de água. A potência e eficiência da bomba dependem do desenho e qualidade da turbina, e esta tem a capacidade de reduzir o risco de formação de bolhas de vapor, a denominada cavitação. O material utilizado para fabricar a turbina também tem influência sobre o rendimento de uma bomba. Até há uns anos atrás, era sobretudo utilizado ferro fundido e aço. Nas bombas de água modernas, as turbinas são fabricadas com compósitos em plástico. Isto contribui para a redução do peso total, com o qual se minimiza a carga sobre os rolamentos e se evita o aparecimento de cavitação.

2. Rolamentos
Os rolamentos para bombas de água são rolamentos de duas filas e, ao contrário dos rolamentos comuns de duas filas, não possuem anel interior, mas sim superfícies de rolamento diretamente construídas na árvore. Isto cria mais espaço para os corpos rolantes, sendo que a capacidade de carga específica é maior do que em soluções com rolamentos convencionais de uma fila. Além disso, neste tipo de rolamentos podem ser combinadas filas de esferas e rolos de forma económica, o que oferece muitas opções de capacidade de carga que ocupam pouco espaço.


Para evitar erros de alinhamento e reduzir o risco de tensões nos rolamentos, é utilizado um anel exterior conjunto. A instalação de cada rolamento depende das cargas da respetiva transmissão por correia. Convém ter em consideração que a utilização de rolamentos de alta qualidade de fabrico é um fator decisivo para a conservação e durabilidade de uma bomba de água. A Schaeffler é líder mundial no fabrico deste componente, um detalhe que proporciona uma qualidade adicional à sua gama de bombas de água.
3. Vedação
A vedação entre a caixa do motor e a bomba de água é realizada através de uma junta de papel, uma junta de vedação ou, em muitos casos, através de uma massa de vedação de silicone. Ao utilizar juntas de papel ou de vedação, não é necessário utilizar massa de vedação, uma vez que a vedação apenas é realizada através das juntas. No entanto, nos motores em que é utilizada uma massa de vedação de silicone de série, é fundamental aplicar pouca quantidade de massa de vedação. Além disso, é essencial ter em consideração as instruções do fabricante.

Convém ter em consideração que uma película fina de massa de vedação é completamente suficiente para a vedação. Se for utilizada demasiada, o excesso de massa pode soltar-se e passar para o sistema de refrigeração, com o risco de obstruir o radiador e o comutador térmico e de danificar a vedação do lado do acionamento. A vedação da árvore de transmissão ocorre através de uma junta de anel deslizante desenhada como anel de obturação axial.
4.Termóstato
O termóstato pode estar integrado na bomba de água. Trata-se de um elemento de expansão que está sempre rodeado de refrigerante e regula o fluxo de refrigerante entre o circuito de refrigeração pequeno e o grande. Quando a temperatura aumenta, o termóstato abre uma secção transversal através da qual o refrigerante pode fluir para o radiador. Desta forma, com baixas temperaturas exteriores, é obtido um aquecimento mais rápido do motor até uma temperatura de serviço ótima, o que afeta positivamente o funcionamento do motor e reduz o consumo médio de combustível. Em gerações posteriores, a otimização desta função permite que o motor alcance a temperatura ótima muito mais rápido, com a redução dos consumos e das emissões.
