As soluções de manutenção da Schaeffler estão especialmente criadas para a oficina independente. Representam uma poupança significativa para o profissional que, numa única caixa, tem à sua disposição tudo o que é necessário para realizar uma intervenção fiável e segura. Mas há momentos em que a proposta vai mais além. Esse é o caso da solução de manutenção para eixos traseiros PSA, que propõe um procedimento de reparação inovador, eque permite oferecer ao cliente uma alternativa económica e profissional para uma avaria habitual. Isto é, uma oportunidade de negócio para a oficina.
Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos analisar esta avaria que afeta o eixo traseiro de diversos modelos do grupo PSA e demonstrar como se pode reparar graças a esta solução de manutenção.
E antes de começar, não se esqueça de se subscrever ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhum dos nossos posts e ter acesso a conteúdos exclusivos.
Uma avaria habitual

Nada menos do que 14,5 milhões de veículos do grupo PSA matriculados na Europa sofrem um desgaste elevado no eixo traseiro quando alcançam determinada quilometragem, o que se manifesta através de ruídos durante a circulação e um alinhamento deficiente das rodas traseiras. A FAG desenvolveu uma solução de manutenção que reduz o tempo de reparação em cerca de 40%.
Para a Schaeffler, oferecer soluções de manutenção que proporcionem novas oportunidades de negócio ao profissional de peças de substituição é uma prioridade. Para isso, deteta as avarias frequentes e desenvolve soluções completas com base na eficácia e na rentabilidade para a oficina. Este é o caso da avaria que afeta os rolamentos do eixo traseiro de diversos modelos do grupo PSA, como o Peugeot 106 ou os Citroën AX, ZX, Saxo, Xsara ou Berlingo.

Quando alcançam quilometragens elevadas, estes veículos sofrem uma elevada corrosão no eixo traseiro devido à deterioração das juntas, que permitem a passagem de humidade e sedimentos. Como resultado, os rolamentos do eixo ficam destruídos. A solução para esta avaria não foi programada pelo fabricante OE, sendo por isso necessário substituir o eixo traseiro completo, uma intervenção normalmente insuportável tendo em consideração o valor do veículo.

Uma solução muito rentável
Os técnicos da Schaeffler desenvolveram uma solução de manutenção específica (pode vê-la em ação Aqui) que permite reparar esta avaria através da substituição do eixo curto, com um custo 40% inferior graças a uma ferramenta especial. Trata-se de uma oportunidade interessante para a oficina, que pode assim fidelizar o cliente com uma reparação de baixo custo, sempre com a qualidade OE e ferramentas acessíveis.