A transformação da mobilidade já começou e a Schaeffler está decidida a ser protagonista na era do motor elétrico. Esta tecnologia ressurgiu como a melhor alternativa para os motores de combustão interna. Por este motivo, a Schaeffler começou com a implementação da produção em série de motores elétricos em várias partes do mundo, um processo que terminará em 2021 após anos de desenvolvimento. A gama de motores elétricos abrange um intervalo de tensão entre 48 e 800 V e os níveis de potência de 15 a mais de 300 kW.
Este amplo conjunto introduz diretamente a Schaeffler no complexo panorama da eletrificação, no qual convivem diferentes tecnologias e plataformas; desde os módulos para a hibridação suave de 48 volts até aos eixos elétricos, veremos brevemente um propulsor Schaeffler em todo o tipo de veículos.
Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, propomos-lhe que se familiarize com este componente da Schaeffler através de 5 pontos fundamentais. Subscreva-se para não perder nenhum dos nossos posts.

1. Especialista em estatores
Um dos passos dados pela Schaeffler para alcançar a completa autonomia na industrialização dos motores elétricos, foi a aquisição da empresa especializada em estatores Elmotec Statomat. A Schaeffler reúne assim a sua ampla experiência nas complexas tecnologias de bobinado, garantindo tempos de desenvolvimento curtos e os processos mais eficientes na produção de motores elétricos.

2. Módulos híbridos
Uma demonstração da capacidade tecnológica da Schaeffler em mobilidade elétrica é a família de motores elétricos para módulos híbridos P2. Este tipo de motores tem o sistema de embraiagem integrado dentro do rotor e é extremamente compacto, e requerem um espaço de instalação extremamente pequeno, sendo bastante simples integrá-los em plataformas existentes. A Schaeffler possui tantos motores de 48 V para hibridação suave como de alta tensão, com potências que vão desde os 15 aos 120 kW.

3. Transmissões híbridas
A velocidade de rotação dos motores elétricos é muito mais elevada do que a dos motores de combustão interna. O conhecimento da Schaeffler em termos de transmissões é essencial para a obtenção de rotações adequadas em pouco espaço. Embora haja mais espaço axial disponível nos híbridos de alta tensão, a Schaeffler desenvolveu um propulsor que proporciona 125 Kw e um binário de 310 Nm. Com uma grossura de apenas 137 mm.

4. Eixos elétricos
A oferta fica completa com uma gama de motores elétricos para o acionamento de eixos elétricos. A Schaeffler já foi a pioneira com o desenvolvimento da transmissão elétrica do inovador Audi E-Tron (Link para post), veículo que manifestou o quão acertada foi esta configuração. Este tipo de motores abrange as gamas de alta tensão 2 (400 V) e 3 (800 V), com potências de entre 100 kW e 300 kW.

5. Soluções de manutenção
Com a introdução de cada sistema e componente novo no equipamento original, os engenheiros da Schaeffler começam a desenvolver soluções de manutenção especialmente pensadas para o mercado de peças de substituição independente. Tal como ocorreu com outras inovações, o INA FEAD KIT 48 V, para a manutenção do sistema auxiliar em híbridos suaves, já se encontra disponível no mercado. Este facto marca o primeiro passo para uma transição que já começou e que será implantada de forma gradual ao longo dos próximos anos.
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