O prato de pressão da embraiagem é um elemento essencial do sistema de fricção formado pelo volante motor e o disco da embraiagem. A sua tarefa é a de interromper e restabelecer o fluxo de força do motor para a caixa de velocidades, e o seu acionamento beneficia da assistência do sistema de desengate.
Encontra-se fixo no volante através dos parafusos da carcaça e transmite o binário do motor à veio primário da caixa de velocidades através do disco de embraiagem. Atualmente, os pratos de pressão têm um desenho de molas de diafragma, que substituiu o conceito obsoleto das molas helicoidais. Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos analisar os principais tipos de pratos de pressão e os seus componentes.
A mola de diafragma padrão
Muito mais plana e ligeira do que as molas helicoidais, este desenho reduz as forças necessárias sobre o pedal e oferece um funcionamento muito mais linear durante a vida útil da embraiagem, reduzindo os danos devido ao desgaste excessivo. De acordo com o desenho ou tipo de acionamento da embraiagem, é possível diferenciar entre a embraiagem de mola de diafragma de empurrar ou de puxar. Na figura 28, pode observar os detalhes de uma mola de diafragma padrão.
É possível ver como a carcaça rodeia a mola de diafragma e a placa de pressão. Esta última encontra-se unida à carcaça da embraiagem através de molas laminadas tangenciais, rebitadas à placa de pressão em três pontos. Estas molas laminadas tangenciais cumprem três funções essenciais, elevar o prato de pressão ao desengatar, transmitir o binário do motor da carcaça para a placa de pressão, além de a centrar. Se a embraiagem é acionada, o rolamento de desengate pressiona as extremidades da mola de diafragma. A placa de pressão levanta e o disco de embraiagem é libertado.

Embraiagem de mola de diafragma com flanges de suspensão
A embraiagem de mola de diafragma com flanges de suspensão trata-se precisamente de uma evolução da configuração padrão. Neste caso, as flanges de suspensão estão de tal forma modeladas que arrastam os pernos para fora. Como resultado, a mola de diafragma mantém-se sempre sem folga. A vantagem desta variante é que apresenta uma elevação uniforme durante toda a vida útil da embraiagem.

Embraiagem de mola de diafragma com mola de suporte
Este tipo de mola de diafragma é uma aplicação especial. Como se pode ver na imagem, a mola apoia-se na carcaça da embraiagem através de um anel, que também pode ser opcionalmente substituído por uma ranhura na carcaça da embraiagem. O apoio contrário forma a mola de suporte, e é assim obtido um assentamento da mola de diafragma sem folga e sem perdas com regulação automática de desgaste. Quanto ao resto, este modelo não se distingue dos dois modelos anteriores.

Embraiagem de mola de diafragma sem pernos
Outro tipo especial é a embraiagem de mola de diafragma sem pernos. Similar à variante com mola de suporte, a mola de diafragma apoia-se na carcaça da embraiagem através de um anel, que também pode ser opcionalmente substituído por uma ranhura na carcaça da embraiagem. Possui um anel de arame que serve de apoio contrário. No entanto, como particularidade, o anel é suportado pelas flanges formadas pela carcaça da embraiagem. Neste caso, como na embraiagem de flanges, as flanges também estão pré-tensionadas, de tal forma que o desgaste no interior da mola de diafragma pode ser automaticamente compensado e está garantido um apoio sem folga durante toda a vida útil da embraiagem.

Embraiagem de mola de diafragma de puxar
Na figura inferior, pode-se ver uma embraiagem de mola de diafragma de puxar. A diferença em relação à embraiagem de mola de diafragma de empurrar é a instalação inversa da mola de diafragma. Este desenho requer a seguinte estrutura da embraiagem: a extremidade exterior da mola de diafragma apoia-se na carcaça da embraiagem e a extremidade interior na placa de pressão.
A principal vantagem deste desenho é a possibilidade de conseguir menores forças de desengate com a mesma força de aperto. Além disso, a sua eficácia é maior devido à mola do diafragma se apoiar no diâmetro exterior da carcaça de embraiagem. Deve-se realçar que um inconveniente desta configuração é a dificuldade para a desmontagem da caixa de velocidades e a complexidade do desenho do rolamento de desengate.

Se quiser continuar a descobrir os detalhes dos diferentes pratos de pressão que se podem encontrar no mercado, não perca este post, no qual vemos os princípios da tecnologia de embraiagem autoajustável SAC de forma detalhada.