Se já conhece os fundamentos básicos da polia livre do alternador apresentados no este post, também lhe será útil saber como as polias livres do alternador devem ser manipuladas antes e durante a sua montagem. Lembre-se que o seu funcionamento correto depende, em grande medida, do cuidado aplicado aquando da sua instalação. Por isso, hoje indicamos-lhe como a deve instalar sem cometer erros neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica.
Instalação
Uma das peculiaridades deste produto é como está fabricado. Tanto a polia como o anel interior da polia livre do alternador são peças rotativas fabricadas com aço de fácil mecanização não endurecido. E o que significa isto? Significa que as peças devem ser manipuladas com cuidado para evitar danos, principalmente no perfil multi-estriado. Por outro lado, deve-se ter em consideração que o binário de aperto para fixar a polia do alternador de roda livre ao alternador deve ser de, no mínimo, 80 Nm e, no máximo, 85 Nm.
Por sua vez, a força de união da tampa de proteção de vedação exterior ou interior é de, aproximadamente, 10N. A tampa pode ser facilmente montada manualmente e já se utiliza em diferentes aplicações em série, com bons resultados. Estas tampas de proteção apenas podem ser utilizadas uma vez que podem ser danificadas durante a desmontagem. A polia livre do alternador não pode funcionar sem a tampa de proteção ou com uma tampa de proteção que esteja danificada, porque a estanquidade seria insuficiente.
Desmontagem
A desmontagem da polia do alternador deve ser realizada com as ferramentas especiais apresentadas a seguir, dependendo da situação de montagem do veículo. Trata-se do conjunto de ferramentas de doze peças da INA (n.º de artigo 400 0444 10).

Para desmontar e/ou rever uma OAP, deve ser escolhido o respetivo adaptador do conjunto de ferramentas. E para facilitar a revisão com o adaptador, recomenda-se a utilização de uma ferramenta adequada. Desta forma, será possível obter um maior efeito de alavanca. Como devemos proceder? Agarra-se o anel exterior da polia livre do alternador com uma mão e gira-se a ferramenta com a outra.
O que devemos ter em consideração ao rever uma polia livre do alternador? Como podemos verificar nas imagens, quando movemos o adaptador no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, a ferramenta fica diretamente bloqueada e não pode ser girada. Se o fizermos no sentido dos ponteiros do relógio, a ferramenta pode ser girada livremente com uma ligeira resistência.

E um aspeto importante: Algumas polias livres do alternador possuem uma rosca do lado esquerdo em vez do lado direito. Neste tipo de roscas, as funções descritas são precisamente o contrário. Se esta função não for evidente durante a revisão, a OAP deverá ser substituída.
Armazenamento
Para além de ser fundamental saber como instalar ou desmontar uma polia livre do alternador, as condições do seu armazenamento também são fundamentais para que este componente seja utilizado corretamente.
– A polia livre do alternador deve ser guardada na sua embalagem de venda (apenas deve ser removida da embalagem de venda imediatamente antes da sua instalação).
– Deve ser guardada em espaços secos e limpos com uma temperatura constante e uma humidade relativa máxima de 65% (ao retirar os produtos de uma embalagem de várias unidades com conservação a seco, a embalagem deve voltar a ser fechada imediatamente, uma vez que a fase de vapor de proteção criada pelo papel VCI apenas se mantém se a embalagem de várias unidades estiver fechada).
– Além disso, temos de ter em consideração que a capacidade de armazenamento está limitada pela vida útil da massa lubrificante.