Um dos objetivos de qualquer negócio, para não dizer o mais importante, é ser rentável. E, no caso das oficinas, é algo fundamental nos tempos atuais. E embora não haja receitas mágicas nem únicas, pois ninguém conhece melhor o seu negócio do que os envolvidos no mesmo, nunca é demais um pouco de ajuda. Por isso, resumimos neste post 8 passos sobre como se aproximar desse objetivo.
Analisar o negócio com determinada distância, cuidar do seu pessoal, escolher corretamente os seus companheiros de viagem, procurar novas oportunidades, apresentar-se, controlar as suas finanças ou fidelizar os seus clientes com algumas das bases que poderá descobrir neste artigo. Com estes 8 passos não estamos a descobrir nada de novo e que ainda não tenham ouvido, mas muitas vezes o dia-a-dia não nos dá tempo para pensar neste tipo de assuntos vitais para a rentabilidade de um negócio. Leia com atenção e tome nota, uma vez que nunca é demais refrescar e ter em consideração aspetos como os seguintes:
Primeiro passo: Analise o seu negócio
Deve estar a perguntar por que motivo fazer uma análise do seu negócio é o primeiro passo para que seja rentável. Portanto, considere que é essencial ter uma imagem clara da sua oficina antes de tomar as medidas necessárias e adequadas: posicionamento, mercado, situação financeira, trajetória, imagem… Muitas vezes o dia-a-dia não nos dá tempo para analisar pontos tão estratégicos como estes e é totalmente necessário obter uma imagem nítida da nossa oficina. Como conselho, dizemos-lhe que é possível que, para isso, necessite os seus clientes e os seus colaboradores, uma vez que estes poderão dizer-lhe exatamente a sua opinião sobre isso, mesmo que não goste.

Segundo passo: Cuide do capital humano
Os funcionários com uma boa formação e motivação são, sem dúvida alguma, muito mais eficazes no seu trabalho. Para melhorar a rentabilidade do seu negócio, tem de conhecer antes as suas armas e uma delas é o seu capital humano, a mais poderosa de todas. Não falamos apenas dos funcionários, uma vez que no seu dia-a-dia colabora com mais profissionais e especialistas. Deve analisá-los tal como os seus funcionários em dois sentidos: aproveitamento das suas aptidões e a motivação. Têm a formação adequada? Estou a assegurar a atualização dos seus conhecimentos? Estão motivados no seu dia-a-dia? São algumas das perguntas que deve fazer para saber como se encontra a sua equipa.

Terceiro passo: Escolha corretamente os seus companheiros de viagem
Os seus fornecedores são estratégicos para o seu negócio. A sua qualidade e serviço são transmitidos, em grande medida, a toda a cadeia de valor. Se escolher bem os seus companheiros de viagem, estará a garantir em grande medida a rentabilidade do seu negócio. Rapidez de serviço, qualidade dos produtos, garantia… são alguns dos atributos que os seus clientes irão receber de forma indireta e que fará com que estejam mais ou menos satisfeitos consigo. O nível de fidelidade dos mesmos em relação ao seu negócio dependerá disso. No momento de escolher os seus fornecedores, é melhor que saiba alguns aspetos importantes: o produto apenas é a ponta do iceberg, é muito importante que tenha em consideração os valores acrescentados; assistência, formação, informação e ferramentas são as qualidades que deve procurar num bom fornecedor; ou não poupe nas suas compras estratégicas. E, por fim, sempre que puder volte a fazer a pergunta: o que mais espero dos meus fornecedores?

Quarto passo: Fidelize os clientes
Parece bastante óbvio, mas saber e ter bem presente que fidelizar os seus clientes é o primeiro passo para conseguir que o seu negócio seja rentável é fundamental: um cliente satisfeito é o melhor caminho para desenvolver um negócio. Para que um cliente volte, é necessário tentar transmitir-lhe outros valores que permitam a sua fidelização e podemos adiantar que um dos valores mais apreciados é a confiança. Assim, para além de voltar também se tornará no nosso melhor comercial. Para descobrir quais são os fatores que contribuíram para que um cliente confie no nosso negócio, recomenda-se que estude os nossos casos de sucesso e isto dar-nos-á muitas pistas.

Quinto passo: Procure oportunidades
Num mercado como o da reparação, em que a evolução é constante, é importante estar muito atento às mudanças e saber encontrar as novas oportunidades. É preciso ter em consideração que as reparações ou manutenções que não se prescreviam há alguns anos atrás são atualmente fundamentais nas mecânicas modernas. Por exemplo, peças como as duplas embraiagens, as embraiagens autoajustáveis, as bombas de água com módulo de gestão térmica ou as polias de alternador chegaram agora à oficina independente e a oficina tem de estar preparada para poder realizar este tipo de operações. Portanto, verifique se há operações que não está a realizar e qual é o motivo; que componentes novos estão a chegar ao canal independente ou que informação lhe estão a transmitir os fabricantes sobre as novas oportunidades de negócio.

Sexto passo: Apresente-se
Não é que fazer bem as coisas não sirva para nada, mas certamente que se não divulgar isso, a sua oficina será prejudicada. Já não basta apenas o boca a boca, é importante, mas não é suficiente. De certeza que já sabe que há várias oficinas de pequenas dimensões que obtiveram grandes resultados através de campanhas locais. Além disso, deve ter em consideração o meio digital, uma vez que é aí que 80% dos utilizadores o irá encontrar. Não basta ter um website, chegou o momento de que se familiarize ou que algum especialista o ajude com conceitos como SEO, SEM ou followers e que indague sobre os benefícios que as redes sociais lhe podem trazer. Também não se esqueças das opiniões dos utilizadores, pois são muito importantes. Por conseguinte, deve tentar que os seus clientes valorizem o seu serviço na rede. As suas recomendações são a base do sucesso de muitos negócios.

Sétimo passo: Controle as suas finanças
O caminho para a rentabilidade começa com frequência com a poupança. Portanto, é necessário rever periodicamente os seus gastos e manter um controlo muito abrangente das suas finanças. Atualmente há diversas ferramentas e aplicações que lhe permitem controlar o estado da tesouraria da sua oficina. Algumas são gratuitas ou simples, tal como as oferecidas pelo seu banco, e outras mais elaboradas, como Debitoor. Também não se esqueça de que se quiser crescer, deve destinar recursos para tal e se a sua poupança comprometer a qualidade do seu serviço, deixa de ser uma poupança. E se quiser uma motivação, defina uma quantidade alvo desde o início e procure um destino para esse dinheiro poupado.

Oitavo passo: Antecipe-se ao futuro
E, por fim, é preciso ter bem presente que estamos perante uma autêntica revolução da mobilidade e parece que as mudanças que se avizinham irão terminar com o modelo atual, o que conhecemos. Como é evidente, o que está claro é que o papel da oficina continuará a ser fundamental e apenas triunfarão aquelas que estiverem dispostas e preparadas para assumir os desafios que se apresentarão. Assim, não deixe de questionar se está a prestar toda a atenção que estes temas merecem: novas tecnologias, formação, escolha dos parceiros adequados, confiar num fornecedor que se encontra submerso neste processo de renovação da mobilidade…
