Os ruídos anómalos costumam ser um aviso de que algo não está bem. Localizar a sua origem e a sua causa no início facilita muito o trabalho do profissional, sendo importante ter fontes sólidas que possam ser consultadas em caso de dúvida. Neste sentido, o REPXPERT é o portal de referência para a oficina, uma vez que oferece uma secção de diagnóstico completa onde se pode verificar, por exemplo, a origem do ruído.
Antes de analisar a origem do ruído bimassa, convém ter em conta algumas considerações prévias. Não é boa ideia começar a fazer a substituição sem realizar algumas inspeções. Se o veículo sofrer uma avaria não identificada, há uma grande possibilidade de que o novo volante bimassa continue a produzir ruídos ou os produza pouco tempo depois.
Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos apresentar os principais pontos que é necessário verificar para diagnosticar o ruído bimassa, dependendo dos quatro momentos mais comuns em que ocorre.
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1. Ruídos durante a fase de arranque
Verificar se existem códigos de avaria na unidade de controlo.
Verificar se a velocidade de arranque é correta, ao prestar especial atenção ao motor de arranque, ao estado da bateria e, no caso de estar equipada, se a válvula de paragem suave não está bloqueada e parcialmente fechada.
Verificar os suportes de motor e a caixa de velocidades.

2. Ruídos na paragem do motor
Verificar se existem códigos de avaria na unidade de controlo.
No caso de o veículo ter uma válvula de paragem suave equipada, verificar se funciona corretamente ao observar se a borboleta obtura total e momentaneamente a entrada de ar no momento em que o motor se desliga.
Verificar os suportes de motor e a caixa de velocidades.
3. Ruídos ao ralenti
Verificar a existência de possíveis desequilíbrios no motor (desfasamento do momento de injeção, arranque, perdas de compressão, arranque automático, cambota deformada, etc.)
Verificar os suportes de motor e a caixa de velocidades.
Confirmar que as vibrações não provenham da correia auxiliar.

4. Ruídos ao acelerar a meia rotação (por exemplo, acelerar em 5.ª a 100 km/h)
Verificar as folgas ou deformação da cambota.
Verificar o aperto das buchas de bloco.
Verificar os suportes de motor e a caixa de velocidades.
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