No nosso último post centrado em como evitar falhas na substituição da embraiagem, centramo-nos no volante motor e hoje vamos analisar outros componentes de destaque envolvidos nesta operação. Convidamos todos a analisar alguns conselhos relativos a partes específicas deste sistema selecionados pelos nossos técnicos, como os rolamentos piloto (rolamentos guia do primário), os retentores para eixos e os discos de embraiagem.
Antes de começar
Para efetuar uma inspeção correta do sistema de embraiagem para confirmar que está tudo em ordem é necessário reconhecer primeiro cada uma das suas peças. No nosso caso, vamos analisar como devemos inspecionar o rolamento piloto, uma peça pequena e que pode ficar bloqueada e, por conseguinte, impedir o desengate; os retentores para eixos e como confirmar se têm vestígios de massa lubrificante ou óleo; e os discos de embraiagem e a importância de verificar a excentricidade lateral neste componente antes da sua montagem.
Rolamento piloto (rolamento guia do veio primário)
O rolamento piloto ou rolamento guia do veio primário é uma peça muito pequena que, no caso de ficar bloqueada ou não funcionar corretamente, irá impedir o desengate. Além disso, irá provocar ruídos e desalinhamento do eixo primário, sendo que causará a destruição do disco de embraiagem. A falta de um rolamento piloto resultaria na oscilação do veio primário da caixa de velocidades e na destruição do disco de embraiagem e do rolamento do veio primário na caixa de velocidades. Assim, é indispensável confirmar o seu funcionamento correto. A Schaeffler oferece um kit do rolamento piloto para o caso de ser necessário.

Retentores para eixos: fugas ou pequenos vestígios de óleo
No caso dos retentores para eixos, poderão danificar gravemente a embraiagem se apresentarem fugas. Mesmo pequenos vestígios de massa lubrificante ou óleo prejudicam o funcionamento da embraiagem de forma considerável. De facto, a presença de vestígios de óleo no volante do motor ou na embraiagem indica que se devem instalar novos retentores. Em geral, os retentores devem ser substituídos em veículos antigos com uma quilometragem elevada. Não nos devemos esquecer que a principal causa de avaria da embraiagem continua a ser um retentor não estanque. Daí a importância de o vigiar de forma adequada. Além disso, é necessário prestar especial atenção aos retentores para a barra de pressão do rolamento de desengate no veio primário da caixa de velocidades, nos modelos VW com a embraiagem de acionamento contrário.

Disco de embraiagem: verificar a excentricidade
Os discos de embraiagem devem ser verificados antes da montagem de modo a detetar o que denominamos de excentricidade lateral (com uma tolerância máxima de 0,5 mm). Este é um ponto importante uma vez que os fabricantes não reconhecem reclamações de discos com excentricidade lateral. Os discos atuais, cada vez mais ligeiros, apresentam uma estrutura mais frágil. Por isso, e embora cada disco seja inspecionado na fábrica da LuK para garantir o seu perfeito estado, não se pode descartar que essa excentricidade ocorra ao longo do trajeto até à oficina.
Lembre-se que, se tiver alguma dúvida, tem todas as informações necessárias para o seu dia-a-dia na oficina disponíveis em www.repxpert.pt, além da assistência proporcionada pelos nossos técnicos.