Os rolamentos de roda evoluíram de forma significativa nos últimos anos. Novas tecnologias como o rolamento de ranhuras radiais ou os rolos cónicos, novos desenhos que incluem falanges de montagem ou descodificadores de ABS… tudo isso para se tornar em componentes de longa duração que não precisam qualquer tipo de manutenção ao longo da sua vida útil.
No entanto, convém ter em consideração que estes novos conceitos requerem novos procedimentos de montagem e desmontagem. Por exemplo, um rolamento de um veículo comercial ligeiro pré-montado não pode ser pressionado no respetivo sítio como até agora. É necessário seguir determinados procedimentos e utilizar as ferramentas adequadas. Caso contrário, o rolamento não ficará corretamente instalado e pode sofrer danos durante o processo.
Neste novo post do REPXPERT, o blog da Oficina, explicamos-lhe as particularidades apresentadas pelos rolamentos de roda FAG para os veículos comerciais ligeiros Mercedes-Benz Sprinter (906), Viano (W639) e Vito (W639), assim como o Volkswagen Crafter (2E).
Características especiais

Os rolamentos de roda para os veículos comerciais ligeiros destes modelos pertence à denominada Geração 2.1 da FAG. Se quiser saber mais sobre as diferentes gerações de rolamentos de roda presentes no mercado, não perca este post. Trata-se de um rolamento compacto duplo de contacto angular com a folga pré-configurada. Tanto o cubo como o decodificador de ABS estão integrados no próprio rolamento. Além disso, possui um anel de retenção inovador que proporciona retenção axial no alojamento.

Devido ao seu desenho e características, este rolamento não pode ser montado ou desmontado com uma ferramenta padrão. Por este motivo, a Schaeffler oferece uma ferramenta especial que permite aplicar a pressão adequada sobre a pista exterior sem o danificar. Devemos ter em consideração que é necessário aplicar forças muito elevadas, sendo por isso necessário utilizar uma prensa hidráulica com indicador de pressão.
Uma solução económica
Fabricantes como a Mercedes-Benz ou Volkswagen oferecem kits de reparação que possuem a manga do eixo em conjunto com uma unidade de rolamento já pré-montada. Aquando da substituição da manga do eixo, é necessário alinhar o eixo depois da substituição. A solução de manutenção para rolamentos de roda de veículos comerciais ligeiros FAG é um desenvolvimento da Schaeffler para o mercado de peças de substituição independente. Graças a esta solução, a manga de eixo permanece instalada no veículo e, com a ferramenta especial, apenas é substituído o rolamento. Como resultado, o procedimento é reduzido de 10 para 5 passos, poupando o tempo necessário em até 60%.

A ferramenta especial FAG
Como já comentámos, é necessário utilizar a ferramenta especial para assegurar a remoção e a instalação dos rolamentos de roda FAG. É extremamente importante aplicar força suficiente na pista externa do rolamento até que o anel de retenção indique que o rolamento se encontra no respetivo sítio com um característico clique. Se este procedimento não for seguido, a peça pode ficar completamente danificada.

Esperamos que tenha gostado deste post. Subscreva, para não perder nenhum dos temas de REPXPERT, o Blog da Oficina Mecánica.