Há cada vez mais veículos equipados com distribuição por corrente. Estima-se que 60% dos veículos novos já incluem este sistema. Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos rever as bases da distribuição por corrente, analisando as principais configurações que se podem encontrar no mercado. Caso lhe interesse este tema, visite o post em que apresentamos as vantagens e os inconvenientes da corrente em relação à correia de distribuição.
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O percurso da corrente
A tarefa da corrente de distribuição é unir a cambota à árvore de cames. Para isso, a corrente engrena-se com os carretos. Nos percursos em que passa a corrente, esta passa por umas guias que possuem a tarefa de tensionar, orientar e amortecer as vibrações e os ruídos. Devido ao uso, a corrente de distribuição alonga-se com o tempo. Para compensar este aumento do seu comprimento, é instalado um tensor que exerce pressão através da guia tensora por um lado. Na maioria dos casos, é utilizado um tensor hidráulico ligado ao circuito de óleo do motor, que amortece as vibrações de torção dinâmicas que agem sobre a corrente de distribuição. Podem ser encontrados tensores com e sem sistema limitador de curso.

Acionamento por corrente DOHC
Esta é uma configuração simples de um motor com duas árvores de cames á cabeça acionadas por uma única corrente.

Acionamento por corrente SOHC
Motor com apenas uma árvore de cames à cabeça, neste caso em combinação com um veio intermédio. A bomba de injeção é acionada muitas vezes desta forma nos motores diesel.

Acionamento por corrente DOHC
Motor com duas árvores de cames à cabeça e divisão em acionamento primário e secundário. Neste caso, a bomba de óleo também é acionada através de uma terceira corrente.

Motor em V com carreto de inversão entre as árvores de cames
Neste caso, é frequentemente acionada uma bomba de óleo ou outro grupo auxiliar.

Motor em V com acionamento por veio intermédio
A conversão ocorre no acionamento intermédio. Assim, podem ser instaladas pequenos carretos da árvore de cames para que a estrutura da cabeça do motor não seja demasiado alta.
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