Que a Schaeffler é uma companhia que aposta no futuro da mobilidade é algo de que já demos provas por diversas ocasiões neste blog: novos conceitos de propulsão elétrica, tecnologias para a mobilidade autónoma, eletrificação das corridas de automóveis mais populares…
Contudo, o conceito de que vamos falar neste post representa mais um passo em frente na busca das melhores formas de transportar pessoas e mercadorias. DEX é o projeto de robót móvel autónomo desenvolvido pela Schaeffler, galardoado recentemente com o prémio Red Dot: Best of the Best na categoria da Conceito de Design. Red Dot é um dos maiores concursos de design do mundo.

Agilidade máxima
Desenhado especificamente para navegar pelas fábricas do futuro, a forma do DEX transmite uma sensação de agilidade e robustez. Trata-se de um conceito que utiliza sinais visuais do desenho de automóveis, com superfícies angulares. A sua plataforma plana foi desenhada para permitir a montagem modular de diversos acessórios que complementam as suas capacidades e proporcionam uma maior flexibilidade. As pernas extensíveis bidirecionais permitem ao DEX subir rampas e atravessar terrenos diversos. Ao receber a carga, a plataforma autonivela-se com extraordinária facilidade.
O DEX destaca-se pela sua agilidade para se deslocar por terrenos inexplorados, uma tarefa que a maioria dos robóts com rodas é incapaz de realizar. Com o seu sistema de direção de 360 graus nas rodas, o DEX tem a capacidade de se mover com liberdade e alcançar espaços reduzidos. Um anel de LED na parte superior comunica, através de um padrão de luzes, as intenções de movimento, o que permite uma operação simples e um uso cómodo e eficiente do espaço.
O DEX entende perfeitamente a comunicação verbal e não verbal. Como outros robóts, trabalha de forma coletiva para reduzir o esforço dos trabalhadores. Quando está a funcionar em modo gestual, o DEX responde automaticamente quando o utilizador se coloca diante dele e está preparado para receber ordens.
O DEX também pode ser controlado através de gestos das mãos e comandos por voz, o que facilita a interação com os robóts. Graças a conceitos como o DEX, dentro de alguns anos será possível otimizar o movimento de mercadorias ou peças pesadas em fábricas, armazens e, por que não, também nas oficinas.

Colaboração com cientistas e académicos
Este projeto de investigação faz parte do programa Schaeffler Hub for Advanced Research (SHARE) da Schaeffler, que inclui uma rede global de investigação com as principais universidades. É fruto da estreita colaboração entre os empregados da Schaeffler, os cientistas e os académicos, através da investigação aplicada para transferir os conhecimentos da investigação para as atividades de desenvolvimento de produtos. O DEX também foi desenhado em colaboração com Orcadesign Consultants Pte. Ltd.