Neste novo post do Blog da Oficina de Mecânica, vamos focar-nos nas falhas que podem afetar o normal funcionamento da embraiagem e que estão relacionadas com fatores como o desgaste dos componentes ou o acoplamento irregular. Vamos analisar estas falhas com a ajuda de imagens reais recolhidas pelos nossos técnicos. Se queres saber mais sobre este tema, não deixes de ler o artigo publicado neste blog, no qual reunimos os melhores posts de diagnóstico de danos de embraiagem do Blog da Oficina de Mecânica.
Falha nº 1: Desgaste nos componentes de acoplamento
O acoplamento entre o rolamento de acionamento e a prensa de embraiagem ocorre sempre no momento em que a caixa de velocidades é acoplada ao motor. Ou seja, não é possível verificar visualmente se o sistema está corretamente acoplado. Este detalhe implica que deves prestar a máxima atenção às peças que fazem parte do sistema de acionamento, como a forquilha, o pivot ou os casquilhos, entre outras.
Se alguma dessas peças está desgastada ou em mau estado, o rolamento não vai funcionar corretamente e o seu movimento não será linear, pelo contrário, vai apresentar irregularidades que acabarão por causar a rotura ou o desprendimento do rolamento. No caso que as imagens ilustram, esta falha causou problemas graves de funcionamento, como o deslizamento e o acoplamento defeituoso durante a condução. Além da própria rotura (imagem 1), podes ver os danos na lingueta (imagem 2) e as marcas de sobreaquecimento na prensa (imagem 3).
Falha nº 2: Desgaste dos componentes de acionamento
Outro dos efeitos de um acoplamento incorreto pode ser visto nesta segunda avaria. Neste caso, o que aconteceu foi que um mau posicionamento dos componentes de acionamento provocou uma tensão assimétrica que acabou por desprender a lingueta metálica que protege o rolamento (imagem 4).
Ao funcionar sem a lingueta, o rolamento destrói-se, tal como podemos ver na imagem abaixo, comprometendo o funcionamento da embraiagem.
Além dos danos no rolamento, o acoplamento irregular pode provocar outras falhas. Um exemplo pode ser visto na imagem 6, na qual se pode observar como o diafragma se deslocou até se apoiar nos limitadores. Como consequência, a embraiagem acopla-se com dificuldade, fazendo com que as velocidades fiquem bloqueadas e a embraiagem patine.