A eletromobilidade é uma realidade cada vez mais implantada, uma realidade na qual a Schaeffler joga um papel de protagonista. Isso mesmo o prova o facto de que a fábrica chinesa de Taicang, na China, já ultrapassou a barreira das 100 000 unidades produzidas do eixo elétrico 2 em 1. Este número foi alcançado em apenas um ano e demonstra o elevado reconhecimento do mercado e da indústria em relação à tecnologia desenvolvida pela Schaeffler.
O eixo elétrico 2 em 1 da Schaeffler é uma solução que integra o motor elétricos e a transmissão combinados numa única unidade compacta. Com um desenho modular, pode satisfazer diferentes requisitos de rendimento e pode ser aplicado a diferentes plataformas de veículos. Mais compacto, mais leve e concebido para uma integração simples nas plataformas atuais, facilita a eletrificação dos veículos com um custo adequado a todos os segmentos. Trata-se de uma tecnologia adoptada por fabricantes de todo o mundo, e da qual se espera um importante crescimento nos próximos anos.
Neste mesmo Blog já tivemos a oportunidade de conhecer de perto o Audi e-tron, un dos primeiros veículos equipados com esta tecnologia. Os sistemas para a eletrificação da cadeia cinemática formam parte do negócio principal da Schaeffler desde 2018 e, na atualidade, cerca de 2000 pessoas trabalham no desenvolvimento desta área, evoluíndo soluções para os principais construtores do planeta. Dentro da atual gama da Schaeffler, uma grande parte do volume de encomendas vai para os eixos elétricos, que se transformaram num elemento fulcral dentro da estratégia de eletromobilidade da Schaeffler. O eixo elétrico 2 em 1 da Schaeffler recebeu o prémio “Volante de Ouro” (“Goldenes Lenkrad”) atribuído pela revista alemã de automóveis “AUTO BILD” e pelo jornal “BILD am SONNTAG”.
Um conceito com muito futuro
A Schaeffler continua a desenvolver eixos elétricos cada vez mais integrados para o mercado. Além dos eixos elétricos 2 em 1, a Schaeffler também oferece eixos elétricos 3 em 1 que integram a eletrónica de potência e eixos elétricos 4 em 1 que incorporam ainda o sistema de gestão térmica. E isto é apenas o princípio: podem integrar mais funções, incluindo a travagem, a desconexão e a vectorização de binário. Isto pode reduzir o tempo de desenvolvimento e os custos do novo e complexo desenvolvimento da cadeia motriz completa. Para as motorizações elétricas, a Schaeffler oferece agora toda uma gama de produtos, desde os componentes individuais até ao sistema completo, adaptados às exigências do cliente.