Os veículos industriais representam apenas 4% do parque mundial, contudo produzem cerca de 40% das emissões globais de CO2 no setor do transporte rodoviário. Ao mesmo tempo, as exigências nos setores do transporte e da logística aumentam constantemente, lideradas por novas tendências como o e-commerce. Por isso, os desafios para a indústria são evidentes: é necessário potenciar a mobilidade elétrica em camiões e autocarros. O papel da Schaeffler como parceiro global dos principais construtores é fundamental. Não só produz cada ano 80 milhões de rolamentos para veículos industriais, como também está a dar forma ao camião elétrico, graças à sua capacidade inovadora e à sua relevância em produtos e sistemas de mobilidade elétrica. Se te interessa este tema, convidamos-te a dar uma vista de olhos aos melhores posts sobre híbridos e elétricos que publicámos neste blog.
Os camiões de amanhã também vão ser elétricos
Não há dúvida de que a eletrificação da mobilidade também vai chegar aos veículos industriais como está a acontecer com os ligeiros de passageiros. A Schaeffler já oferece uma gama muito extensa de soluções para sistemas elétricos e está a preparar-se para uma crescimento muito importante no setor dos VI. Entre as novidades, destacam-se os sistemas elétricos para bicicletas de carga, os eixos rígidos elétricos para comerciais de caixa aberta até 7,5 toneladas de peso, assim como componentes e sistemas para eletrificar camiões de grande tonelagem. Em 2023, vai arrancar a fabricação em série de novos motores elétricos de alto rendimento para veículos comerciais, desenvolvidos pela Schaeffler.
Outra das áreas de inovação, são os motores elétricos com refrigeração por óleo, que conseguem uma eficiência superior a 97%.
Um mix de previsões
Todas estas novidades estão a ser desenvolvidas em torno de previsões que se actualizam constantemente, devido às várias condições que estão em mudança. Neste momento, a Schaeffler estima que em 2030 cerca de 60% de todos os veículos comerciais vai funcionar ainda com motores de combustão interna, cerca de 20%, terá uma solução híbrida e os restantes 20% vão ser 100% elétricos. Apesar de estes valores parecerem conservadores, para 2035, quer dizer, apenas cinco anos depois, a quota de motores de combustão terá reduzido para metade, de 60 para 30%. Por essa altura, a soma de veículos elétricos e alimentados por Fuel Cell, deve ascender aos 40% do mercado.
Sistemas Fuel Cell ou pilha de combustível
A aposta da Schaeffler numa mobilidade sustentável para os veículos industriais também passa pelo hidrogénio. Tudo indica que o setor do transporte de longa distância será o primeiro a adotar esta tecnologia, apesar de os furgões que fazem deslocações mais longas, não ficarem excluídos. De fato, a Schaeffler já apresentou o seu furgão a pilha de combustível, desenvolvido com tecnologia própria, desde as placas bipolares até ao eixo elétrico ou o sistema de gestão de energia. A produção das placas bipolares de alta densidade de potência vai começar em 2024, em colaboração com a companhia Symbio, com a qual foi formada a empresa Innoplate.
Outras tendências em destaque
Em paralelo ao desenvolvimento de novos sistemas de eletrificação, a Schaeffler contribui para reduzir as emissões de transportes de mercadorias mediante tecnologias que melhoram a eficiência dos sistemas de injeção de combustível, como o comando de válvulas variável desenhado especificamente para veículos industriais, capaz de reduzir o consumo de combustível e das emissões. Além disso, trabalha em tecnologias de motores inovadoras para combustíveis alternativos como o hidrogénio.
Talvez a outra grande tendência neste setor seja a condução autónoma. A Schaeffler antecipa um importante crescimento deste mercado, no qual já está presente através da empresa conjunta Schaeffler Paravan Technologies, criadora da tecnologia Space Drive, um sistema “steer-by-wire” sem nenhuma ligação entre o volante do veículo e o seu mecanismo de direção que abre novas possibilidades para a automatização de camiões, autocarros, veículos de logística e transporte de mercadorias; de modo que sejam mais eficientes, económicos e seguros.