A Schaeffler está a desenvolver novas tecnologias para que, num futuro bastante próximo, conceitos como a condução automática e autónoma sejam possíveis. Trata-se de um desenvolvimento que implica a intervenção de novos conceitos, como os sistemas de automatização “by wire” ou a direção inteligente. O carro autónomo será sem dúvida uma realidade, que já está a revolucionar o conceito de chassis tal como o conhecemos.
A participação da Schaeffler no desenvolvimento de novos conceitos é um facto. A sua condição de fornecedor global da indústria automóvel colocou a Schaeffler na primeira linha da inovação durante décadas. Este enorme impulso inovador faz com que a condução autónoma se torne brevemente em realidade. Para isso, a Schaeffler criou soluções preparadas para serem implementadas nas futuras plataformas de veículos para melhorar a segurança e flexibilidade do desenho interior, assim como para aumentar a comodidade de condução e reduzir a indisposição provocada pelo movimento.
Tecnologia “by wire”
O desafio é evidentemente importante: o conceito de veículo autónomo implica que todos os sistemas necessários para circular atuem de forma independente sem um condutor ao volante, mas como é possível? Para isso, recorremos à automatização através de motores e acionadores eletrónicos capazes de acionar cada comando, desde o acelerador ou o travão até à direção ou aplicação de mudanças. Para isso, aplica-se o conceito “by wire”, ou por fio, que elimina todos os acionamentos puramente mecânicos. É evidente que o funcionamento destes sistemas deve oferecer os máximos níveis de segurança e fiabilidade imagináveis, algo que a Schaeffler satisfaz largamente. Por exemplo, as soluções de direção inovadoras foram desenvolvidas de acordo com a norma ISO 26262 e possuem a certificação ASIL D, o nível mais alto de integridade da segurança nos automóveis.
Num veículo autónomo estão reunidos até 32 sistemas de controlo redundantes a funcionar em paralelo, e dois motores eletrónicos em paralelo. Aliás, podemos afirmar que a tecnologia “by wire” foi testada antes de chegar ao mercado, tal como pode ser confirmado pelos mais de mil milhões de quilómetros percorridos sem uma única falha do sistema. Atualmente, há mais de 9000 sistemas utilizados a nível mundial, instalados em automóveis, camiões e todo o tipo de veículos de transporte e comerciais.
Direção traseira inteligente (iRWS)
A tecnologia “by wire” também oferece várias vantagens aos condutores “humanos”. É esse o caso da direção traseira inteligente (iRWS), que proporciona uma manobrabilidade extra a baixas velocidades e agilidade nas mudanças de direção ou de faixa a altas velocidades, graças aos ângulos de bloqueio da direção que atuam tanto no eixo dianteiro como no traseiro, ao mesmo tempo que proporciona a máxima comodidade de condução a todos os ocupantes.
As possibilidades do conceito “by wire”, que integra os acionadores de aplicação de mudanças e volante através do sistema Space Drive III na direção dianteira inteligente (iFWS), permitem controlar todas as manobras de condução de forma eletrónica, o que elimina a necessidade de um sistema de direção tradicional. Um conceito que também liberta espaço e permite flexibilizar o desenho interior.