Se for mecânico e pretender substituir os rolamentos de roda, deveria saber que se tratam de componentes sujeitos a cargas elevadas, que devem suportar umas condições de utilização bastante exigentes durante uma quilometragem elevada. Por isso, se pretender proporcionar uma reparação profissional e duradoura, a qualidade é um aspeto que não pode renunciar. Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, respondemos a três perguntas importantes que serão bastante úteis aquando da substituição dos rolamentos de roda. Se tiver interesse neste componente, convido-o a consultar outros conteúdos de interesse, como aquele em que lhe proporcionamos 5 conselhos práticos para a substituição dos rolamentos, aquele em que o ajudamos a distinguir as diferentes gerações de rolamentos ou aquele em que lhe mostramos as últimas inovações que surgiram para este componente por intermédio da FAG, a marca especialista em chassis da Schaeffler. E agora vamos lá ver o post.

1. Quais são as propriedades do rolamento ideal?
Os rolamentos de roda são componentes que começam a agir assim que o veículo arranca e desempenham um papel fundamental para a segurança ativa. No seu dia-a-dia, devem cumprir diversos requisitos:
- orientação precisa da roda
- absorção de forças externas
- redução de massas não suspensas para melhorar a dinâmica do veículo
- resistência à temperatura e à corrosão
- funcionamento livre de manutenção
- baixa fricção e peso reduzido para diminuir emissões de CO₂
- alta rigidez e resistência
- baixo nível de ruído
- longa vida útil

2. Por que motivo um rolamento falha?
Os rolamentos de roda FAG oferecem-lhe os mais altos padrões de qualidade do mercado. No entanto, há diversos fatores que podem reduzir a sua vida útil de forma drástica:
- pavimento em mau estado
- agentes externos (sal, neve, água, detritos)
- impactos contra bermas ou buracos
- excesso de carga
- montagem incorreta
- utilização de ferramentas não adequadas para a sua instalação
- desgaste ou avaria das peças envolventes

3. Como sabemos se tem de ser substituído?
Apesar da sua elevada resistência, os rolamentos de roda são componentes sujeitos a desgaste que podem sofrer avarias que nem sempre podem ser evitadas. Estes são os principais sintomas que nos indicam que têm de ser substituídos:
- sobreaquecimento do rolamento
- ruídos de circulação incomuns
- rotação irregular
- luz de aviso do ABS ou ESP
- vibrações no volante
- vibrações no pedal dos travões
- veículo instável em retas
- ruídos curtos e agudos ao fazer curvas fechadas a baixa velocidade.